Os 3 maiores desafios da Educação Inclusiva

Educação especial

A Educação Inclusiva vem lutando há anos para se tornar um dos pilares da educação no Brasil. Com uma proposta desenvolvida pelo Ministério da Educação juntamente com a Secretaria de Educação Especial, as escolas do nosso país vêm sofrendo alterações para que se tornem cada vez mais adequadas a crianças e adolescentes com as mais diversas necessidades.

O fato é que a Educação Inclusiva ainda enfrenta muitos desafios, e driblá-los não tem sido uma tarefa fácil. O preconceito, a falta de preparo e de apoio tornam o caminho ainda mais árduo e dificultoso. Por isso é que se torna tão fundamental a discussão sobre a Educação Inclusiva e os impactos extremamente positivos que elas trazem para a nossa sociedade e para a formação cidadã de nossas crianças e adolescentes.

Qual é a diferença entre Educação Especial e Inclusiva?

Algumas pessoas ainda consideram Educação Especial e Inclusiva como sendo sinônimos, mas na verdade não são. A Educação Especial tem o ensino voltado especialmente e exclusivamente para alunos com deficiência, e são boladas estratégias de ensino que contemplem estes alunos de forma diferenciada e individual.

Já na Educação Inclusiva todos os alunos, com deficiência ou não, são ensinados em um mesmo ambiente e têm a oportunidade de conviverem juntos e aprenderem uns com os outros.

Muitos profissionais da educação consideram muito mais válida e benéfica a educação inclusiva, pois ela ensina que não há necessidade de segregar nenhum colega por nenhum motivo, e isso agrega valores de caráter que serão transformadores por toda a vida.

A inclusão tem como objetivo não apenas garantir que todos tenham acesso às escolas, mas de eliminar os obstáculos interpostos entre pessoas com deficiência ou condições especiais e o aprendizado e a participação em um ambiente educacional inclusivo e acolhedor.

Existem instituições de ensino especializadas na educação inclusiva onde os professores possuem formação especial e complementar, voltada para alunos com deficiência e outras condições que mereçam atenção especial, e estão munidas de equipamentos que facilitam no aprendizado e atendem as necessidades dos alunos de forma individual.

Maiores desafios da Educação Inclusiva

Infelizmente a Educação Inclusiva ainda enfrenta alguns desafios em seu desenvolvimento e expansão. Algumas barreiras surgem no meio do caminho, e outras já estão colocadas sobre ele desde o início, e é contra essas barreiras que a Educação Inclusiva luta atualmente. Listamos a seguir os 3 maiores desafios na Educação Inclusiva e em sua aplicação nas escolas do país.

1. Fortalecer o treinamento dos professores

Uma das maiores dificuldades enfrentadas hoje na implantação da Educação Inclusiva é a falta de profissionais capacitados para exercer esta função. A consciência da importância da diversidade e inclusão precisa partir dos professores, mas muitos ainda se mostram resistentes quanto à ideia.

É necessário oferecer treinamentos para os docentes que estejam voltados à importância da inclusão, de que forma isso pode causar impactos positivos na vida dos alunos, como isso pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais, respeito à diversidade, convivência com pessoas que possuem experiências de vida diferentes etc.

O principal agente de transformação em uma sala de aula e até em uma sociedade é o professor, e a forma como ele se posiciona diante de determinados alunos.

Criar uma rede de apoio

O fato é que ninguém é capaz de fazer nada sozinho. E um dos grandes desafios da educação inclusiva é poder contar com uma rede de apoio.

Toda a sociedade deve estar trabalhando em conjunto para o bom funcionamento da escola e da educação inclusiva, e isso inclui profissionais da educação, a família, a comunidade, profissionais da saúde como fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos, psicólogos etc), órgãos públicos e todos os demais que estiverem dispostos a contribuir com o avanço da Educação Inclusiva.

Sem esse apoio que é tão fundamental, a escola inclusiva caminhará a passos lentos rumo ao objetivo de oferecer educação de qualidade a todos, com igualdade e valorização à diversidade.

Reestruturação

Outro grande desafio na Educação Inclusiva é a disposição em reestruturar os modelos das escolas, seja em infraestrutura ou modelo pedagógico de ensino.

As escolas que pretendem se tornar inclusivas devem estar abertas a mudanças, tanto em seu espaço físico, quanto em sua forma de transmitir conhecimento aos seus alunos. Uma das maiores preciosidades que a Educação Inclusiva traz é a prova de que as adaptações são custosas e quase nunca tão fáceis, mas o retorno que elas nos trazem são de valor inigualável e duram uma vida toda.

Estes são alguns dos grandes desafios da Educação Inclusiva nos dias de hoje. Esperamos que nosso artigo tenha trazido luz a esse debate tão fundamental e tenha te auxiliado a refletir melhor sobre ele e sua importância. Compartilhe com seus amigos e comente conosco qual o maior desafio da Educação Inclusiva de acordo com o seu ponto de vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *