A videoaula é uma das modalidades mais comuns de estudo. Com o crescimento da internet, a popularização dos canais de vídeo e a grande disseminação de conteúdo online, o esperado é que a videoaula se torne ainda mais frequente na vida dos estudantes universitários ou concurseiros. No entanto, existe um questionamento que sempre surge com frequência e tem a ver com a duração da videoaula. Será que quanto mais longa ela for, melhor? Ou uma aula curtinha é mais fácil de assimilar? E o que fazer para se concentrar? Hoje falaremos mais sobre isso. Vamos conferir?
Videoaula longa ou curta: qual escolher?
O estudo por videoaula quase sempre é tema de discussão. Algumas pessoas defendem e dizem que assimilam melhor o conteúdo quando veem o professor explicando. Outros afirmam que a videoaula não passa de perda de tempo. O fato é que cada pessoa tem o jeito que considera mais fácil de aprender.
Mas, não podemos negar que assistir a uma aula longa na frente do computador pode ser bem entediante, ainda mais quando o assunto é daqueles mais complicados. Além disso, o tempo vale ouro para o estudante, principalmente quando ele estuda e trabalha todos os dias. Logo, uma aula mais curtinha se torna mais convidativa e bem menos cansativa.
Então quer dizer que uma videoaula curta é realmente melhor? Partindo do pressuposto de que uma aula curta é mais atraente, o aluno mantém o foco por mais tempo, se sente mais estimulado a terminar e engatar outra e assimila melhor o conteúdo, podemos dizer que sim, a videoaula mais curta é a mais indicada.
Para confirmar essa afirmação, basta observar as videoaulas disponibilizadas em canais como o Youtube. A maioria dos vídeos tem poucos minutos de duração e os assuntos mais longos e complexos são divididos em partes para facilitar a compreensão do aluno.
Mas, é claro que há situações nas quais não há outra opção a não ser se adequar ao formato da aula ofertado pelo cursinho. Nesse caso, o que você precisa é encontrar maneiras de tornar esse momento agradável e produtivo, sem comprometer o aprendizado. E, para isso, temos algumas dicas que você confere no tópico a seguir.
Como ter mais atenção durante a videoaula
Você é daqueles que passa horas vendo séries, mas nos primeiros minutos da videoaula já está dormindo? Calma, que você não é o único. Para melhorar isso, veja algumas técnicas valiosas.
Assista à videoaula no modo acelerado
Além de ganhar tempo, você se sente mais forçado a prestar atenção para não perder nenhum detalhe, já que o professor fala bem mais rápido. Porém, não exagere. Você deve conseguir entender o que está sendo dito. Já vou avisando: é um caminho sem volta, tá?
Faça o estudo ativo
Para a videoaula ficar menos entediante, adote o estudo ativo. Funciona assim: enquanto vê a aula, você faz anotações, esquemas, para e lê uma notícia ou trecho de livro relacionado ao que viu. Dessa forma, o tempo passa mais rápido e você aprende melhor.
Troque de professor ou de curso
Você já tentou de tudo, mas não consegue se concentrar de jeito nenhum e nem aprender nada? Talvez a culpa não seja do tamanho da videoaula, mas da didática do professor. Cada profissional tem um jeito de ensinar e se você percebe que não se identifica, mude sem medo.
Pode ser que o cursinho que você escolheu não seja aquilo tudo que você pensava e isso também influencia na sua satisfação durante as aulas. Um cursinho que vem crescendo muito nos últimos tempos, mas que tem uma longa trajetória, é o Direção concursos.
O Direção concursos é bom, como diversos alunos já comprovaram, tem professores com ótima didática e, claro, todos ex-concurseiros. Portanto, sabem o quanto o tempo é um bem precioso para quem estuda para concurso público e fazem da videoaula um momento real de aprendizado.
Evite distrações
Não importa se a videoaula é longa ou curta, é bem provável que você perca o foco se escutar uma notificação no celular ou no computador, se alguém bater na porta ou se tiver que levantar o tempo todo para beber água.
Mantenha o foco. Adiante-se e elimine essas distrações. Mantenha o celular longe, desative as notificações do computador, prepare a sua mesa de estudos com tudo que precisa, e deixe claro para todos que está estudando e precisa de silêncio.
Divida a videoaula em partes
Se a videoaula for muito longa você pode dividi-la em blocos para encaixar na sua rotina. Uma aula de 1 hora, por exemplo, pode ser desmembrada em três vídeos de 20 minutos, sem perder a qualidade.
Não assista videoaula de todos os assuntos
Videoaula não deve ser a sua única fonte de estudo, mas um complemento. Não se esqueça de ler livros, fazer resumos e mapas mentais e resolver questões todos os dias para fixar o conteúdo. Use a videoaula para assuntos mais complexos ou quando for começar um tema que nunca viu.
E você, o que prefere? Videoaula longa ou curta? Seja qual for a sua escolha, o importante é estudar com qualidade e dedicação. Conte com o apoio do seu cursinho e dos seus professores e, claro, não deixe de fazer a sua parte, que é o mais importante.