Quais são os tipos de leitura dinâmica?

Crianças achando a leitura divertida

Você já se partiu com uma pilha de livros ou documentos que precisava ler, mas o tempo parecia curto demais? A leitura dinâmica pode ser a solução para esse problema. Trata-se de uma técnica que permite aumentar a velocidade sem comprometer a compreensão do conteúdo. 

Neste conteúdo, exploraremos os diferentes tipos dessa prática e como cada um pode ser aplicado para otimizar o processo de leitura.

Prepare-se para mergulhar em um novo mundo de aprendizado acelerado e absorção de informações.

Grupo de palavras

A técnica de reconhecer grupos de palavras é uma maneira eficaz de treinar o cérebro e aprimorar a velocidade de leitura. Com esse método, você pode ler três ou quatro blocos de palavras de uma vez, e à medida que pratica, pode gradualmente aumentar a quantidade. 

É surpreendente como abrir o campo de visão dos seus olhos pode facilitar a compreensão de grupos de palavras em comparação com palavras isoladas. 

Essa técnica funciona porque nosso cérebro possui a capacidade de reconhecer grupos de palavras e atribuir-lhes significado. Experimente essa abordagem e descubra como sua compreensão pode se tornar mais fluida e eficiente.

Visão periférica

A visão periférica é uma habilidade que nos permite enxergar os pontos ao redor do nosso campo visual principal. Ela se forma fora da região central da retina, conhecida como mácula. 

Embora forneça uma imagem menos nítida ao cérebro, a visão periférica é amplamente utilizada no nosso dia a dia para reconhecer o ambiente ao nosso redor. Por exemplo, ao dirigir um carro, conseguimos perceber tudo o que está acontecendo ao nosso redor, sem precisar olhar diretamente para os lados. 

Ao aplicarmos a visão periférica, podemos ler várias palavras com apenas uma fixação. Isso é possível porque reconhecemos as palavras pela sua forma global, em conjunto. 

Essa técnica de utilizar a visão periférica na leitura dinâmica nada mais é do que um treinamento dos olhos. Enquanto a que utilizamos o campo visual central nos permite enxergar apenas as letras à nossa frente, ao desenvolver o uso da visão periférica, conseguimos ler várias palavras de uma só vez. 

Skimming

O skimming é uma técnica que envolve a leitura rápida e superficial de um texto, visando extrair informações essenciais, como o índice, título, autor, data de publicação, assunto principal, subtópicos, gráficos e imagens. 

Essa abordagem é especialmente útil para avaliar rapidamente o conteúdo de um texto e decidir se vale a pena dedicar mais tempo a uma averiguação completa.

Quando você está realizando pesquisas em um assunto específico, o skimming permite identificar se um determinado artigo ou livro contém informações relevantes sobre o tema. 

Além disso, essa técnica ajuda a localizar rapidamente os trechos que são mais interessantes para você, especialmente em textos onde nem todas as informações são pertinentes ao seu objetivo de pesquisa ou estudo. Ele serve como uma etapa inicial para aprofundar-se no conteúdo relevante.

Scanning

Essa abordagem consiste em percorrer rapidamente o texto em busca de palavras-chave relevantes relacionadas à informação que você deseja extrair.

Suponhamos que você esteja consultando um extenso artigo de vinte páginas sobre Gestão, mas o tópico que realmente lhe interessa é a produtividade. Nesse caso, não é necessário passar por todas as vinte páginas, que abordarão diversos outros assuntos não relevantes para você no momento.

Em vez disso, basta folhear o artigo em busca de termos diretamente ligados à produtividade, como “tempo”, “organização”, “concentração” e assim por diante. Ao encontrar uma dessas palavras-chave, você pode focar apenas na leitura daquela seção específica. 

Essas habilidades são valiosas em diversos contextos. Então, comece a aplicar essas técnicas hoje mesmo e descubra como elas podem facilitar sua vida. Aproveite o poder da leitura dinâmica e torne-se um leitor mais ágil e eficaz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *