Economize energia com o ar condicionado de sua casa

Economize energia com o ar condicionado de sua casa

Economize energia com o ar condicionado de sua casa

Para que você não desista de obter mais conforto em sua casa ou para evitar que sua conta de luz aumente muito no verão, nesta postagem oferecemos dicas e truques para economizar com ar condicionado. Que temperatura é a ideal para manter sua casa mais cómoda? Qual aparelho de ar condicionado é o mais eficiente?

Sempre que o verão chega, todos nós, como consumidores, perguntamos: como posso economizar luz com o ar condicionado? A conta de luz tende a disparar nesses meses de verão, principalmente por causa desse aparelho que usamos para resfriar nossa casa. Para evitar uma dor de cabeça, oferecemos uma série de truques para economizar energia elétrica ao utilizar este elemento essencial em qualquer casa durante o período de verão.

 

Dicas para economizar com ar condicionado

 

Se você pensa em economizar, já sabe que deve levar em consideração alguns pontos para poupar energia no seu apartamento.

 

  • Manter a uma temperatura entre 24 e 26 ºC: para poupar luz com o ar condicionado recomenda-se manter uma temperatura estável entre 24 e 26 graus, embora não deva ultrapassar 12 graus de diferença com o exterior. Deve-se ter em atenção que a cada grau que a temperatura desce, o aparelho estará consumindo cerca de 8% a mais de energia.

 

  • Não descuide a manutenção do aparelho: filtros de ar sujos obrigam o aparelho a consumir mais energia para refrigerar a casa, por isso é conveniente manter o equipamento em perfeitas condições para não aumentar o seu consumo.

 

  • Desligue o ar condicionado antes de sair: se vamos sair de casa, é conveniente desligar o ar condicionado cerca de 20 minutos antes, pois a casa ficará mais fresca e evitaremos consumos desnecessários.

 

  • Instale-o no local certo: é preferível que os aparelhos para locais internos e externos estejam localizados em áreas sombreadas, não muito perto de outros aparelhos que emitem calor e tenham boa circulação de ar.

 

  • Ventile a casa nas horas mais frescas: o melhor truque para economizar com o ar condicionado é fazer um uso eficiente dele. Portanto, em vez de ligá-lo na primeira hora da manhã, aproveite as manhãs (e noites) frias para abrir as janelas e deixar a brisa entrar. Claro que quando começa a esquentar, é aconselhável fechar as janelas para manter a casa mais fresca na maior parte do tempo.

 

Qual é o ar condicionado mais eficiente?

Economize energia com o ar condicionado de sua casa

 

Além de aprender a economizar luz com o ar condicionado, antes de comprar este tipo de aparelho é aconselhável analisar previamente as necessidades da casa e saber como escolher o melhor ar condicionado.

 

Existe uma grande variedade de aparelhos de ar condicionado no mercado, mas alguns deles, apesar de possuírem características semelhantes, podem consumir até 60% a mais. Portanto, é aconselhável seguir as seguintes recomendações antes de escolher o equipamento:

 

Conheça os diferentes modelos disponíveis: se a casa não possui sistema de ar condicionado centralizado, que é o mais eficiente, será necessário escolher entre os dois modelos disponíveis no mercado: os compactos, que são os que costumam ser fixados nas janelas e possuem o condensador de ar e evaporador em uma única estrutura; e os modelos split, nos quais o condensador ocupa uma unidade que deve ser colocada fora da casa e é conectada ao evaporador, localizado no interior.

 

Este último requer mais espaço, mas também garante, com a mesma potência, maior capacidade. Existem também modelos pequenos transportáveis, mas os condensadores e evaporadores menores os tornam menos eficientes.

 

Preste atenção na potência: a potência elétrica que o aparelho de ar condicionado deve ter vai depender do tamanho da casa ou espaço a ser resfriado.

 

Leve em consideração a etiqueta energética: desde 2002 é obrigatório que os aparelhos de ar condicionado tenham a etiqueta que indica o seu grau de eficiência, de A (o mais eficiente) a G (o menos eficiente). No entanto, desde março desde ano de 2021, as etiquetas energéticas sofreram uma pequena alteração.

 

Gasta mais desligar e ligar o ar condicionado ou deixá-lo ligado?

 

Uma das dúvidas mais frequentes que os consumidores têm ao usar o ar-condicionado é se é conveniente ligá-lo apenas ocasionalmente ou deixá-lo ligado durante o dia. Para esclarecer essa dúvida de como economizar luz com o ar condicionado, é preciso usar o bom senso: se você vai sair de casa ou vai sair da sala onde o ar está funcionando, é melhor desligá-lo, principalmente se você planeja estar muito tempo fora.

 

Porém, se o que acontece é que você já atingiu a temperatura desejada, é melhor deixá-lo ligado. Mesmo os aparelhos mais antigos possuem um termostato que permite regular a temperatura do espaço em que está localizado, ou seja, se atingir a temperatura definida pelo termostato, não consumirá mais energia, pois deixará de resfriar esse local. No momento em que começar a fazer mais calor do que a temperatura configurada pelo ar condicionado, ele voltará a consumir mais energia.

 

Portanto, a melhor maneira de evitar desligar e ligar o ar condicionado, com o consequente gasto extra que pode levar para colocar o aparelho novamente em funcionamento para resfriar o ambiente do zero, é mantê-lo em uma temperatura agradável. Se você tem o ar condicionado a 16 graus, por exemplo, a sala esfriará mais rápido, mas chegará um ponto em que você começará a sentir frio. Além disso, vai exigir muito mais energia para resfriar o local, o que acarreta um maior consumo e, portanto, um maior gasto de energia.

 

Por outro lado, se você mantê-lo a 26 graus, o local demorará mais para esfriar, mas permanecerá fresca por mais tempo sem ter que desligá-lo e ligá-lo novamente em alguns minutos.

Portanto, são muitas as formas que você tem de economizar energia com o seu ar condicionado. O importante é ter consciência de que desperdiçar energia não apenas prejudica o ambiente, como também faz com que a sua conta de energia aumente.

Leia também:
Geração de energia solar aumentou na pandemia

Carro híbrido no Brasil em 2021 vale a pena?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *