As principais tendências de marketing digital para 2020

O cenário do marketing digital está mudando constantemente. Para ajudar você a ficar à frente da curva, descrevemos abaixo as 10 melhores tendências de marketing digital para 2020.

 

Se você estiver desatualizado com suas tendências de marketing digital, estará limitando sua marca em alcance e repetição. Você pode ignorar alegremente as novas tendências de marketing, mas seus clientes-alvo – e seus concorrentes – não. Por isso, selecionamos a lista de tendências de marketing digital abaixo para você.

 

Em 2020, veremos novas tendências de marketing ao lado de algumas tendências mais antigas e contínuas que ainda são eficazes:

  • Chatbots – assistência pessoal sem o pessoal; A tecnologia 2020 dá nova vida aos chatbots, tornando-os mais convincentes – e populares – do que nos anos anteriores.
  • Pesquisas por voz – à medida que mais pessoas usam assistentes digitais como Alexa ou Siri, o SEO se inclina ainda mais para pesquisas por voz, com palavras-chave baseadas em como as pessoas falam, não em tipos.
  • Marketing de vídeo – com a hospedagem de vídeos cada vez mais fácil, a cada ano vê vídeos de marca mais bem-sucedidos e ambiciosos on-line (incluindo vlogs , nº 9 abaixo).

Com essas tendências existentes em mente, aqui estão as novas tendências de marketing digital para 2020.

 

 Postos de compras (comércio social)

Por um longo tempo, as empresas estavam se perguntando como fazer com que seus seguidores nas mídias sociais visitassem suas lojas online. Agora, eles não precisam mais.

 

Comércio social refere-se à compra de produtos diretamente através de postagens ou anúncios de mídia social – você não precisa sair do site ou aplicativo. Essas postagens de mídia social que podem ser compradas não são exatamente novas em si, mas desde que o Instagram Checkout foi lançado em 2019, elas estão recebendo cada vez mais atenção.

 

E porque não? As postagens de compras nas mídias sociais fazem sentido. Pelo menos 54% das pessoas nas mídias sociais o usam para pesquisar compras de produtos. O objetivo é criar menos etapas para seus compradores, e não mais, portanto, vender diretamente nas mídias sociais diminui as chances de abandono das vendas.

 

Você nem precisa ser uma marca de comércio eletrônico. Enquanto você vende produtos, mesmo que apenas algumas peças de marca, você pode obter retornos maiores ao permitir transações pelas mídias sociais.

Se você tem uma loja Shopify, é tão fácil quanto vincular contas (para Instagram) ou instalar um plugin (para Snapchat ). Caso contrário, talvez você precise criar lojas nos lugares certos, como o Facebook, para se qualificar. Você também deve conferir o Pinterest, um dos primeiros canais a oferecer postagens para compra.

 

Mensagens diretas

Em uma tentativa de se familiarizar mais com os clientes, as marcas estão levando a conversa para os DMs. Como meio de otimizar o atendimento ao cliente e auxiliar nas vendas, as mensagens diretas estão se tornando uma das tendências mais quentes do marketing digital de 2020.

 

Através de aplicativos de mensagens como WhatsApp, Viber e Facebook Messenger, ou através de mensagens privadas em mídias sociais como Twitter ou Instagram, as marcas estão construindo conexões mais fortes com seus clientes. Esses fóruns oferecem a conveniência de texto com o imediatismo de uma conversa telefônica, tudo em um ambiente com o qual o usuário já está familiarizado ao conversar com amigos.

As marcas acham que os clientes de DMing são eficazes para criar relacionamentos, seja para resolver reclamações, receber pedidos de vendas ou até mesmo para brincar. A grande estipulação aqui é que o cliente concorda com isso – um cliente que faz o primeiro com você é um mundo à parte de você.

Essa técnica funciona melhor quando você encoraja os usuários a enviar uma mensagem, fornecendo seu identificador ou nome de usuário e talvez incentivando-os com um código exclusivo de oferta ou cupom.

 

Micro-influenciadores

O marketing de influenciadores é uma tendência de marketing digital há alguns anos. Tem sido tão bem-sucedido, no entanto, que os grandes influenciadores estão agora dando os primeiros passos. Não é suficiente enviar uma amostra gratuita para eles, na esperança de analisá-la – há tabelas de pagamento e listas de preços. A “influência” da mídia social agora é uma mercadoria e cara por isso.

Em vez de competir com empresas globais pelos influenciadores de primeira linha, empresas de pequeno e médio porte estão optando por trabalhar com influenciadores de pequeno e médio porte.

 

Micro-influenciador é um termo que estamos vendo cada vez mais ultimamente. Refere-se aos influenciadores de tamanho médio com nichos mais estreitos – populares o suficiente para serem influentes, ainda em contato com seus seguidores e não sobrecarregados com ofertas de patrocínio.

Além de serem mais acessíveis, os micro-influenciadores também costumam ter uma melhor taxa de envolvimento do que os influenciadores mais populares. Pense nisso; por terem menos seguidores, podem dedicar mais tempo pessoal a cada um. Além disso, é mais fácil se especializar em um nicho com micro-influenciadores, pois eles geralmente representam nichos.

Um estudo da Adweek revelou quão eficazes são os micro-influenciadores. Categorizados como contas com cerca de 30.000 seguidores , os micro-influenciadores tiveram um envolvimento 60% maior, além de serem 6,7x mais econômicos do que os influenciadores com mais seguidores.

 

E-mails polidos e interativos

 

O email ainda permanece tão viável como sempre – o ROI do email marketing em fevereiro de 2019 era de 3.200% . No entanto, outros especialistas percebem que os números estão diminuindo ou estagnado. Em vez de abandonar esse canal frutífero, os profissionais de marketing digital estão revivendo-o com uma nova camada de tinta.

 

Ultimamente, estamos vendo um declínio rápido nos emails e boletins de texto sem formatação. Em seu lugar, existem lindos e-mails perfeitos em pixels que parecem extraídos do portfólio de um web designer. O marketing por email agora e até 2020 utiliza e mails que parecem e funcionam como páginas da Web, incluindo botões clicáveis ​​e outras interações.

Esses designs altamente refinados fazem mais do que apenas impressionar, eles melhoram as conversões. É mais provável que os leitores cliquem em botões estilizados com as imagens anexas do que em links de texto sem formatação.

Hoje em dia, porém, mesmo o uso de modelos de email baseados em páginas da Web não é suficiente; você precisa ir além com visuais impressionantes e designs centrados em UX. Considerando o ROI mencionado acima, vale a pena garantir que seus e-mails sejam o mais atraentes e bonitos possíveis.

 

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