Um retorno positivo do investimento é o objetivo de todas as campanhas de marketing digital.
No entanto, embora o objetivo do marketing digital seja aumentar os lucros, nem toda campanha leva diretamente a Reais e centavos. Algumas campanhas aumentam o conhecimento de sua marca, enquanto outras podem trazer visitantes para seu blog – ambas ajudam a aumentar os lucros no longo prazo, mas os resultados de curto prazo não podem ser quantificados com valores monetários.
Isso levanta uma questão importante: como você sabe se seus esforços de marketing digital são bem-sucedidos?
Aqui, revisaremos nove maneiras de medir o sucesso de suas campanhas de marketing digital. E para aumentar a clareza da pergunta acima, dividimos esses métodos em duas categorias: conversões e comportamento do site.
Conversões
As conversões ocorrem quando visitantes ou clientes realizam ações específicas como resultado de seu marketing digital. Ao contrário do comportamento do site, as conversões estão mais diretamente ligadas às vendas e receitas. Já que seu objetivo final é aumentar os lucros, certificar-se de que seu marketing digital converter é absolutamente essencial.
Aqui estão cinco tipos de conversão que podem indicar campanhas bem-sucedidas:
1. Vendas online
As vendas online do seu site são talvez a conversão mais simples para avaliar o sucesso. Rastrear suas vendas online é fácil se você usar o Google Analytics ou outra plataforma de análise da web.
Depois de instalar um pequeno snippet de código em seu site, você poderá ver quais de suas campanhas estão gerando mais vendas online. Esta é a conversão mais importante para proprietários de empresas estritamente de comércio eletrônico.
2. Vendas online para a loja
Nem todas as pessoas que encontram sua empresa online compram em seu site. Os clientes locais tendem a visitar sua loja e fazer compras pessoalmente. Como você mede essas conversões?
Não se preocupe, existem maneiras de avaliar as vendas online para a loja.
Por exemplo, você pode coletar informações de clientes em potencial em seu site, como endereços de e-mail, que posteriormente podem ser comparados com os dados coletados na caixa registradora. Ou você pode oferecer um código de desconto especial em seu site para que, quando os clientes resgatarem o desconto, você possa combiná-lo facilmente com a campanha de marketing.
Ou você pode usar pouca tecnologia e apenas perguntar aos clientes se eles encontraram sua empresa online. Esclareça como eles encontraram você – por exemplo, por meio de um anúncio PPC, Facebook ou uma pesquisa do Google – e registre as respostas em uma planilha. Então você pode ver quais campanhas geram mais conversões na loja.
3. Leads de formulários da web
A maioria dos sites possui formulários que os clientes podem usar para solicitar serviços, agendar compromissos ou obter mais informações. Se estiver usando o Google Analytics, você poderá ver quais campanhas resultam em mais uso de seus vários formulários da web.
Qualquer visitante que preencher um formulário da Web para solicitar uma cotação poderá posteriormente se converter em um cliente. Portanto, o sucesso da campanha de marketing pode ser medido pelo número de leads (envios de formulários da Web) gerados.
4. Leads e vendas de chamadas telefônicas
Rastrear leads e vendas de ligações também é importante para empresas que impulsionam as vendas por telefone.
Para rastrear chamadas, você precisará configurar a inserção dinâmica de número (DNI), que mostra aos visitantes diferentes números de telefone, dependendo de como eles chegaram ao seu site. Você pode então visualizar os registros do seu telefone para ver quais campanhas resultam em mais chamadas.
5. Leads de bate-papos ao vivo
O seu site oferece chat ao vivo para os visitantes? Caso contrário, você pode considerar adicioná-lo como outra forma de envolver seus visitantes.
Depois de instalar o bate-papo em seu site, você precisa rastrear quais campanhas de marketing estão gerando mais bate-papos. Isso pode ser feito usando o rastreamento integrado em seu programa de bate-papo ou integrando o Google Analytics em sua ferramenta de bate-papo. Em ambos os casos, você poderá ver quais campanhas estão gerando mais leads para sua empresa por meio do chat ao vivo.
Agora que cobrimos 5 maneiras de medir as conversões de marketing digital, é hora de seguir em frente e monitorar como os visitantes se comportam em seu site. Só porque um visitante não converte imediatamente, não significa que ele nunca o fará. Por esse motivo, não basta olhar apenas para as conversões. Devemos também revisar as métricas de comportamento do site para medir o sucesso do marketing digital.
Comportamento do site
Aqui estão quatro maneiras de determinar o sucesso do marketing digital com base no comportamento do site:
1. Visitas ao site
Este é simples – qual das suas campanhas de marketing digital está colocando mais atenção no seu site? Embora essa seja uma métrica um tanto superficial em comparação com o comércio eletrônico e as conversões de formulários da web, ainda é importante medir as visitas por canal de marketing.
Isso é especialmente útil quando você visualiza tendências de tráfego ao longo do tempo. Por exemplo, você deseja medir o tráfego da pesquisa orgânica (tráfego de SEO) ao longo do tempo para saber se seus esforços de SEO estão funcionando. Além disso, você será capaz de identificar problemas potenciais logo no início, se notar uma queda repentina no tráfego de SEO.
2. Visualizações de página por visita
As visitas ao site são importantes, mas não indicam se as pessoas estão engajadas em sua empresa. E se ninguém que visita seus sites clicar em seus vários produtos e páginas?
Felizmente, o Google Analytics pode mostrar como os visitantes clicam em seu site, ao mesmo tempo que fornece o número médio de visualizações de página por visita.
Preste muita atenção nas páginas da web que seus clientes mais visitam. Você pode descobrir que os clientes online são mais atraídos por certos aspectos de seu negócio ou produtos específicos em seu inventário. Se você estiver promovendo seu blog, também poderá obter ideias sobre os tópicos que seus visitantes consideram mais interessantes.
3. Tempo gasto no site
Quanto tempo as pessoas estão gastando em seu blog ou site e quais de suas campanhas de marketing digital estão atraindo visitantes mais engajados?
O Analytics também pode rastrear isso. Novamente, o tempo gasto em seu site não leva diretamente a vendas, mas as pessoas que passam mais tempo navegando têm maior probabilidade de comprar mais tarde.
4. Taxas de rejeição
No mundo do marketing digital, o salto é ruim por vários motivos.
Se alguma de suas campanhas tiver altas taxas de rejeição – o que significa que as pessoas clicam em “voltar” assim que acessam seu site – provavelmente há uma séria desconexão entre sua estratégia de marketing e sua página de destino. Tão ruim, porém, o Google pode interpretar sites com altas taxas de rejeição como de baixa qualidade ou spam, resultando em uma penalidade de SEO.
Use o Google Analytics para medir suas taxas de rejeição ao longo do tempo para identificar tendências em cada uma de suas campanhas de marketing.
Conclusão
Saber como medir o sucesso de suas campanhas de marketing digital poupará muito o estresse no futuro. Você não precisa adivinhar se está perdendo seu tempo com várias campanhas. Você pode ajustar ou desativar as campanhas que não estão funcionando ou pode aprimorar as campanhas para realmente atingir seus objetivos.
E mais uma coisa – sempre saiba como você medirá o sucesso de uma campanha antes de lançá-la . Sim, isso requer um plano de jogo elaborado com mais cuidado para seus esforços de marketing, mas você nunca deve lançar uma campanha de marketing digital que não tenha um objetivo específico.
Planeje com antecedência, mire em seu alvo e você terá mais chances de receber boas notícias ao medir o sucesso das campanhas.