A nr-12 é um normativo fundamental para a redução dos riscos ao qual os operadores de maquinários ficam expostos, pois esta é responsável por estipular os equipamentos de proteções e sinalizações básicas que devem ser adotados pelas empresas para garantir uma maior segurança a seus funcionários.
Ficou interessado em conhecer melhor este normativo? Então leia este artigo até o final e veja a forma de organização da NR-12 e os deveres que esta estabelece para os empregados e empregadores.
Organização da NR-12
Normas de uso geral
A parte principal dessa NR está dividida em 19 títulos, nos quais são apresentados princípios gerais para adequação e uso de máquinas e equipamentos.
Entre os principais títulos do corpo principal dessa norma, podemos mencionar os que versam sobre as instalações nas quais são utilizadas as máquinas.
Nessa NR, podemos encontrar também um tópico sobre a maneira correta de se instalar e utilizar os dispositivos de partida, acionamento e parada.
Há, ainda, um título específico sobre a implementação de sistemas de segurança nas zonas onde são operadas as máquinas e outro sobre a correta sinalização dos equipamentos e locais de trabalho.
Anexos
Na NR-12, constam também uma série de anexos, com orientações e regras específicas para diversos tipos de equipamentos.
De fato, são dadas orientações sobre os dispositivos de segurança e outras normas de fabricação e utilização dos seguintes equipamentos e máquinas:
- Prensas e similares;
- Motosserras;
- Máquinas para calçados;
- Máquinas agrícolas e florestais;
- Máquinas desenvolvidas para mercearias e açougues.
NR-12: os deveres de empregados e empregadores
Além de estabelecer diversas práticas de segurança para vários tipos de máquinas utilizados em ambientes laborais, a NR-12 também estabelece as competências de empregadores e empregados no que diz respeito a isso.
A seguir indicamos, o que os patrões e empregados têm como obrigação no que diz respeito às normas de segurança para máquinas e equipamentos. Veja!
Empregadores
Aos patrões cabe implementar todas as medidas de proteção exigidas pela NR para a utilização adequada e segura do maquinário.
Nesse sentido, eles devem investir em medidas de proteção coletiva e individual, além de adotar aquelas que forem necessárias à melhor organização das atividades laborais e uma maior segurança do trabalho.
Empregados
Aos trabalhadores, cabe seguir todas as orientações e procedimentos de segurança do trabalho com máquinas.
Entre esses deveres, podemos mencionar a comunicação de quaisquer defeitos ou usos inadequados dos equipamentos a superiores e a participação em treinamentos sobre a operação de máquinas disponibilizados pelos empregadores.
NR–12: mais segurança para trabalhadores, mais tranquilidade para patrões
Assim, podemos dizer que essa NR é fundamental para que os trabalhadores possam garantir sua integridade física no uso de máquinas e evitar que empregadores tenham complicações jurídicas com acidentes de trabalho.
De fato, a NR-12 é bastante exaustiva, contendo orientações que possibilitam a redução significativa dos riscos envolvendo maquinários. Ademais, ela indica os tipos de equipamento de proteção e as sinalizações de segurança.
Você tem alguma dúvida sobre essa norma regulamentadora? Aproveite o espaço para comentários abaixo e entre em contato com a equipe do nosso blog!