Se você trabalha com marketing digital, deve saber que a criação de conteúdo interativo é uma ótima oportunidade para atrair clientes, fidelizar os antigos e engajar os consumidores com a marca.
Nesse sentido, as chances dos usuários se cadastrarem no site da empresa, solicitarem um orçamento e até concretizar a compra, se tornam muito maiores.
Se você já trabalha com a criação de conteúdo interativo, provavelmente teve ótimos retornos e bons resultados no aspecto financeiro.
Além disso, o consumidor está cada vez mais exigente. Hoje, não basta apenas que você proporcione conteúdos informativos e relevantes, agora os usuários buscam por algo dinâmico, atrativo e que agregue valor.
E, para fazer isso, é fundamental elaborar conteúdos que prendam a atenção do leitor e que criem uma conexão positiva com a marca. Isso quer dizer que além da publicação de artigos, é preciso pensar em áudios e vídeos.
Sendo assim, se você quer proporcionar conteúdos interativos para a marca e engajar o público-alvo, que tal entender mais sobre esse conceito e suas vantagens? Continue lendo!
O que é conteúdo interativo?
Conteúdo interativo é um material dinâmico que estimula a interação do usuário para repassar alguma informação. Ou seja, o consumidor pode clicar, responder, comentar, reproduzir, entre outros aspectos.
Eles não precisam ser reproduzidos exatamente nos meios digitais, mas é no ambiente online que esse tipo de plataforma ganha mais visibilidade.
Podemos mencionar como exemplo um episódio da série ‘’Black Mirror’’. O capítulo ‘’Bandersnatch’’ mostra um jovem programador que perde a noção do mundo real e virtual.
No decorrer do episódio, surgem algumas opções para o usuário definir o destino do protagonista. Basicamente, as pessoas passam a escolher como se fossem o próprio programador.
Esse é um ótimo exemplo de conteúdo interativo. Além disso, existem vários formatos além do vídeo, que são acessíveis para qualquer tipo de negócio, mesmo que seja no ramo industrial, como fita de led, por exemplo. Jogos, pesquisas e testes podem fazer parte.
Por que usar o conteúdo interativo?
Para se ter uma idéia, 91% dos consumidores dizem preferir conteúdo interativo e visual, o que faz com que marcas e empresas destinem os seus recursos para essa estratégia. Nesse sentido, confira 5 razões para adotar essa ferramenta. Boa leitura!
1. Diferencial na jornada de compra
De acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute de 2016, revelou que 53% dos consumidores usam conteúdo interativo para analisar a jornada de compra.
Já a Demand Gen Report apontou em seus estudos que, nos próximos 2 anos, 88% dos profissionais que trabalham com o marketing digital pretendem transformar os seus conteúdos em estratégias atrativas.
Analisando esse cenário, não investir em conteúdo atrativo pode resultar em um grande erro. Afinal, as pessoas passaram a buscar isso nas marcas e empresas. Se recusar a aderir essa estratégia pode influenciar negativamente a jornada de compra do cliente.
2. Os usuários buscam por isso
Segundo uma pesquisa da NewsCred, um leitor fica gasta apenas 37 segundos para ler um artigo. Por isso, é preciso encontrar uma maneira de prender a atenção dos usuários rapidamente.
Infelizmente, o termo estético não cumpre esse objetivo com eficiência. Além disso, a maioria dos usuários só realmente leem um artigo quando visualizam o que procuram o mais rápido possível.
Com isso, o conteúdo atrativo se torna muito mais vantajoso para chamar a atenção do usuário. Ao escolher um vídeo falando sobre stand para eventos, por exemplo, a tendência é que o usuário vá pulando partes até achar o que procura, aumentando o tempo de permanência na página.
3. Gera leads mais engajados
Uma das maiores vantagens do conteúdo interativo é a participação do usuário no conteúdo. Nesse sentido, permite que o usuário responda às informações e também ajuda a melhorar o compreensão da mensagem.
4. Você conhece o seu público-alvo
A maioria das plataformas estão alinhadas a softwares para segmentar o público-alvo. Diferentes dessas tecnologias, o conteúdo interativo oferece uma oportunidade de aprender e conhecer o seu público-alvo.
Seu processo inicial pode será um pouco mais complicado e pode incluir uma série de perguntas para diferentes grupos, mas também cria várias oportunidades para coletar dados e informações sobre o seu público-alvo.
Por meio de um simples comentário, é possível descobrir se o público-alvo busca por placas de sinalização, por exemplo, ou pelo manual de trânsito.
Nesse sentido, a coleta de dados e informações com a coleta de informações se mostra muito mais eficiente do que com conteúdos estatísticos.
Esse tipo de conteúdo não é uma tendência passageira, ele veio para ficar e realmente é uma ótima oportunidade para engajar o público com as estratégias da marca.
Bom, agora é com você. O que está esperando para decolar a sua marca?
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.