Como operar muncks? Veja os cuidados necessários!
Quando o assunto é transporte de cargas pesadas, o caminhão munck é sempre um dos veículos mais citados. De fato, o guindauto, como também é chamado, se destaca neste segmento pela estrutura diferenciada, eficiência e utilidade.
Os motivos para tanto sucesso são simples: praticidade e agilidade. Esse modelo conta com um guindaste entre a cabine e a carroceria do caminhão, facilitando sua logística e reduzindo custos com mais máquinas, já que o próprio pode colocar a carga sobre si com seus braços hidráulicos.
Basicamente, é a união entre dois modelos de veículos em um só. Uma invenção que revolucionou o mercado de transportes e hoje é uma das máquinas mais benéficas para locomover cargas pesadas.
De onde surgiu essa ideia? O inventor do guindauto foi Tore Albert Munck, um empresário do ramo de equipamentos hidráulicos, na Finlândia. Para facilitar alguns de seus serviços, pensou em acoplar um guindaste na carroceria dos caminhões.
Assim, auxiliava na transferência de carga para caminhões, tornando o processo mais prático. É por isso, inclusive, que esse modelo é chamado de Munck – sobrenome do seu inventor.
É claro que hoje em dia, existem diversas empresas que vendem e oferecem serviços com máquinas mais tecnológicas e eficientes do que a original. É o caso de alguns modelos mais populares que chegam a içar cargas 10 toneladas e alcançam até 20 metros de altura.
Isso quando falamos de içamento, porque o caminhão munck pode carregar cargas que pesam até 360 toneladas. Ou seja, é um veículo versátil, útil e bastante eficiente. O que leva muitos a procurarem por ele para realizar alguns transportes, mas cuidado!
Se este é o seu caso, se atente às normas e cuidados necessários para operar essa máquina tão completa e, também, complexa. É isso que abordaremos ao longo deste conteúdo, então acompanhe!
O que é um caminhão munck?
Para entender como operar muncks, é preciso saber sua estrutura. Como dissemos, este veículo é de grande porte, montado no chassi de caminhão e pode içar cargas, como guindastes.
Por isso, também são chamados de guindautos, em referência a esta função. Eles fazem isso por meio de cabines e “braços” hidráulicos que os muncks têm em sua estrutura. Fator que torna os momentos de transportar, carregar e descarregar cargas pesadas mais fáceis e ágeis.
Outro ponto positivo deste veículo é que facilita a logística, alcançando lugares que simples caminhões não conseguiriam e acessando locais de difícil acesso, diferentemente dos guindastes tradicionais.
Como operar um caminhão munck?
Como você deve imaginar, muncks são máquinas complexas e por ser de grande porte, caso sejam operadas por pessoas desqualificadas, existe o risco de acidentes perigosos.
Qualquer pessoa pode dirigir este veículo? De forma alguma! Na realidade, apenas motoristas habilitados com a CNH nas categorias C, D e E podem conduzir os guindautos. Entretanto, somente isso não basta.
É preciso que a pessoa determinada para este serviço passe por treinamentos teóricos e práticos para conseguirem operar o caminhão munck de forma eficiente, rápida e principalmente, segura.
Atenção: cuidados para operar um guindauto!
É recomendado que somente pessoas qualificadas e treinadas operem este tipo de caminhão. Imagine que o motorista está içando uma carga muito pesada, estamos falando em toneladas, e de repente ao içar de forma errada, o material despenca e atinge uma pessoa.
O perigo é enorme, por isso, o cuidado também deve ser. Segurança deve estar em primeiro lugar sempre, então não economize nessa parte do serviço – com certeza, o prejuízo físico, emocional e com a carga, caso algo ruim aconteça, seria muito maior.
Essa atenção especial deve começar antes mesmo da realização do transporte. É necessário analisar o espaço em que essa operação será feita, para entender se há espaçamento suficiente para manobras e qualidade do solo.
O segundo passo é saber o tipo de carga que será transportada, nesse quesito, um olhar profissional é muito importante para entender se o solo e a máquina suportam o tipo de material, quais equipamentos usar, movimentos mais seguros, entre outros fatores.
Existem diversos tipos de muncks, que suportam pesos e têm atributos diferentes. Então, atenção: sempre confirme a máquina ideal para o peso da carga será içada e se é o equipamento ideal para tal serviço.
Por segurança, recomendamos que todos os fatores citados ao longo deste conteúdo sejam analisados por um técnico em segurança, supervisor ou operador de munck qualificado para checar se o serviço é viável ou não.