Por que a logística de distribuição é tão importante

Por que a logística de distribuição é tão importante

Leia o artigo e descubra Por que a logística de distribuição é tão importante

As atividades de logística de vendas como as conhecemos hoje representam a evolução de um sistema complexo que busca conectar produtores e consumidores para obter uma ampla variedade de produtos. A necessidade de mover mercadorias para os clientes é apenas um elo na cadeia de abastecimento.

 

Consequentemente, esse fluxo de mercadorias, produtos e serviços exige um planejamento complexo entre fornecedores, transportadoras e compradores para garantir que o embarque chegue ao consumidor final.

 

Nesse cenário, é importante otimizar os processos existentes para melhorar a produtividade, lucratividade e qualidade. Este é o tópico da postagem de hoje, e se você estiver interessado, continue lendo.

O que é Logística de Distribuição?

 

Simplificando, uma atividade de distribuição pode ser entendida como um fluxo de tarefas que permite que as mercadorias sejam entregues aos clientes certos no prazo.

 

É importante ressaltar que neste caso o cliente nem sempre é o consumidor final, mas pode assumir o papel de distribuidor, atacadista ou varejista que comercializa os produtos.

 

Você pode planejar e controlar a execução de todas as atividades que compõem a logística.

Quão importante é esse processo?

Por que a logística de distribuição é tão importante

Normalmente, as atividades logísticas envolvem o transporte de mercadorias, que pode ser visto como fornecimento ou distribuição. Por outro lado, com a crescente importância desta área, esta definição foi ampliada para incluir atividades como:

 

  • o processo de aquisição;
  • movimentação de insumos;
  • armazenamento de mercadorias;
  • entrega de mercadorias.

 

Essa mudança foi para reforçar seu caráter estratégico para que os produtos estejam disponíveis nos locais certos, na hora certa. Desta forma, os clientes podem ter garantido um alto nível de serviço.

 

A gestão de estoques também foi significativamente melhorada, resultando em custos operacionais mais baixos e maior eficiência. A melhoria contínua é a expressão que melhor representa a logística nas organizações. Afinal, com seu aprimoramento, é possível aumentar a troca de informações entre os parceiros e a avaliação constante de desempenho.

Vantagens da logística de distribuição?

 

Durante a operação da empresa ficar oculta, a logística pode tornar o produto mais caro e menos atraente, reduzindo o número de vendas, ou vice-versa, tornando o produto mais interessante que seus concorrentes.

 

Abaixo estão os principais benefícios de investir em uma boa logística de distribuição para uma empresa.

Entrega rápida

 

O centro de distribuição dos produtos da empresa é um dos principais responsáveis ​​pela agilidade e qualidade na entrega da mercadoria ao comprador, seja ele um consumidor final ou uma empresa em escala de consumo.

 

A vantagem de uma logística de distribuição bem organizada com softwares modernos e todos os conhecimentos de logística de última geração é que a entrega dos produtos é mais flexível para os clientes.

 

Na prática, isso garante que o produto chegue mais rápido ao comprador, o que faz a diferença na hora de fechar mais ou menos negócios. Uma pesquisa nos Estados Unidos descobriu que 49% dos consumidores são mais propensos a fazer compras online se receberem um produto em casa dentro de 24 horas.

 

Claro que em muitos casos é quase impossível atingir esse objetivo, mas uma boa logística significa uma entrega mais rápida do produto, o que é uma vantagem significativa sobre os concorrentes.

Custos reduzidos

 

Os custos logísticos são um dos principais para a empresa, principalmente porque causam prejuízos indiretos aos lucros da empresa.

 

É normal que as empresas repassem os custos logísticos (ou pelo menos alguns deles) para os consumidores. Porém, o efeito disso é negativo: 95% dos consumidores admitem que o preço de entrega do produto influencia suas decisões de compra. Isso sem falar nos materiais desperdiçados na produção de mercadorias.

 

Conhecer esses dados torna mais fácil entender por que a Amazon está tolerando mais de US $ 7 bilhões em perdas com sua logística de distribuição, se isso significa oferecer frete mais barato e mais vendas no processo.

 

Porém, estabelecer um bom sistema de logística de distribuição permite à empresa reduzir custos que podem ser repassados ​​ao comprador. Quando isso acontece, a empresa vende mais, o que nos dá um terceiro lucro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *