As indústrias existem há séculos no mundo e contam com o trabalho de máquinas e força humana para transformar matéria-prima em diversos produtos comercializáveis.
Basicamente, existem quatro tipos de indústrias: as de bens de consumo, as de base, as intermediárias e as de ponta.
Ou seja, grande parte das coisas que fazem parte do dia a dia das pessoas origina-se em indústrias!
Por isso, estabelecer ações preventivas neste espaço de trabalho é fundamental para otimizar recursos, aumentar a produtividade, a margem de lucro, e gerar uma economia financeira.
Ações preventivas e seus benefícios para indústrias
Manutenções preventivas
As indústrias geralmente possuem um grande número de máquinas e equipamentos trabalhando em seus processos, e uma das questões que mais prejudicam os resultados financeiros e a produtividade delas são os custos com consertos inesperados e reposições.
Por exemplo, se uma indústria que utiliza um trocador de calor em seus processos tiver um problema com este equipamento, o fluxo de trabalho terá que ser interrompido, afetando assim a produtividade e o resultado financeiro ao final do mês.
Afinal de contas, será necessário parar o trocador, verificar o problema, resolvê-lo ou chamar uma empresa especializada que realize o serviço de manutenção ou troca do equipamento.
Por isso, é essencial ter um cronograma bem estabelecido para que as manutenções preventivas ocorram rigorosamente.
Dessa forma, transtornos deste tipo serão evitados, pois os possíveis problemas e falhas serão identificados com antecedência, a tempo de corrigi-los e evitar que tornem-se mais graves e caros para a indústria.
Treinamentos
Uma equipe bem treinada é uma equipe bem preparada para os desafios e problemas que podem surgir durante os processos industriais.
Portanto, a realização de treinamentos regulares para operadores, auxiliares e outros colaboradores da área de produção é essencial.
Isso porque haverá uma melhora nos níveis de segurança e na eficácia técnica das operações, bem como na otimização de recursos.
Por exemplo, uma vez por mês a indústria pode estabelecer treinamentos, focando cada vez em um assunto que seja relevante e benéfico para todos.
Modernização
Outra ação importante refere-se à modernização. Afinal de contas, cada ano que passa as máquinas, os equipamentos e os dispositivos estão mais tecnológicos e automatizados. E no contexto industrial não é diferente. Por isso, inclusive, há o conceito de “Indústria 4.0”.
Sendo assim, investir em modernizações significa estar investindo na eficácia dos processos, na qualidade dos produtos, na otimização de recursos e muito mais!
Adequações de layout
Cada tipo de indústria possui um layout e para que a produtividade e os resultados sejam os melhores possíveis, é necessário adequá-lo com base na lógica do processo produtivo.
Talvez mudar a disposição das máquinas ou dos equipamentos, ou mesmo dos funcionários já proporcione grandes diferenças para os resultados da indústria.
No Japão, por exemplo, toda essa questão de layout é pensada e definida com muito cuidado, avaliando cada detalhe do processo.
E essas são as principais ações preventivas que geram benefícios para indústrias. Seguindo-as, a produtividade e o resultados com o passar do meses serão cada vez mais notórios e satisfatórios!