Ao combater as causas da inflamação, você pode impedir que o sistema imunológico ataque seus tecidos e volte a trabalhar na faixa de frequência.
Enquanto tentava restaurar minha própria saúde, desenvolvi uma abordagem de cinco etapas para reverter a autoimunidade: Repare seu intestino, otimize sua dieta, domine sua vida para toxinas, cure infecções e alivie o estresse.
1. Repare nos intestinos
O intestino é a porta de entrada para a saúde. Se seu intestino está sangrando, você pode se expor a vários problemas crônicos, incluindo autoimunidade.
O primeiro passo para a saúde ideal é reparar seu intestino removendo qualquer coisa que afete o intestino com vazamento, incluindo alimentos tóxicos e inflamatórios, medicamentos como antibióticos ou AINEs, infecções intestinais como Cândida e SIBO e estresse ao adicionar alimentos nutritivos, probióticos, enzimas digestivas e outros aditivos intestinais.
Alguns dos meus favoritos são colágeno e L-glutamina.
2. Otimize sua dieta
A comida, em particular, desempenha um papel tão importante na saúde imunológica, já que quase 80% do sistema imunológico está no intestino. Saber quais alimentos nutritivos comer – e alimentos tóxicos e inflamatórios a serem evitados – pode ser um grande passo para reverter a condição.
Alimentos a evitar:
- glúten
- laticínios
- Milho
- Soja
- Grãos e pseudo grãos sem glúten
- leguminosas
- Nightshades (tomate, pimentão, batata e berinjela)
- bolas
- Citrino
- Fermento
- açúcar
- álcool
- Alimentos processados, junk food e fast food
- Cafeína
- OGM: t
- Adoçantes artificiais
- Aditivos, conservantes e corantes
- Xarope de milho rico em frutose
- Gorduras trans ou hidrogenadas
Se você é completamente novo nessa dieta, pode seguir uma dieta autoimune e até óptar por usar alguns oleos essenciais e vegetais na hora de preparar seu prato. No entanto, você descobrirá que ainda pode desfrutar de comida enorme, colorida e saborosa.
Os pratos são apreciados por:
- Alimentação de pasto, carne bovina de pastagem, aves e suínos
- Peixes selvagens capturados
- Verduras folhosas e outros vegetais orgânicos
- Bagas e outras frutas orgânicas
- Gorduras saudáveis (abacate, coco, azeites e gorduras animais)
3. Mude as toxinas
Nós tratamos, vivemos em um mundo tóxico. Por esse motivo, é importante minimizar ao máximo a exposição a toxinas.
Algumas maneiras de fazer isso é comer apenas produtos orgânicos para evitar pesticidas e herbicidas; escolha carne alimentada com capim e cultivada em pastagens para evitar a adição de hormônios e antibióticos; comprar produtos de beleza contendo produtos químicos puros; escavação de plástico; e instale purificadores de ar e filtros de água em sua casa.
4. Curar infecções
Além de remover o excesso de levedura e bactérias causadas pelo crescimento excessivo de Candida ou SIBO, você precisará lidar com quaisquer infecções bacterianas e virais subjacentes que possam afetar sua autoimunidade ou outras condições inflamatórias. Alguns dos promotores mais comuns que vejo na prática são herpes simplex (HSV), Epstein-Barr (EBV) e doença de Lyme.
5. Alivie o estresse
O estresse crônico causado por um estilo de vida moderno, dieta pobre, sono inadequado e outros estressores físicos ou emocionais consome seu sistema imunológico, tornando-o propenso a infecções e promovendo inflamação, sangramento e autoimunidade. É por isso que é tão importante implementar estratégias de alívio do estresse, como meditação, ioga, exercícios de respiração, usar difusor de aromas ou tempo relacionado à natureza para alcançar a saúde ideal.
6. Use produtos de âmbar
Os produtos de âmbar tem propriedades naturais que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico sem prejudicar outras áreas da saúde como por exemplo a pulseira âmbar que protege contra doenças inflamatórias.