Como desentupir vaso sanitário com soda cáustica? Muitas pessoas recorrem à soda cáustica como solução para desentupir o vaso sanitário. Também conhecida como hidróxido de sódio, é uma substância altamente alcalina, capaz de dissolver gorduras e outros resíduos nas tubulações, facilitando a desobstrução.
A soda cáustica é um composto químico utilizado amplamente na indústria, principalmente em processos de fabricação de sabões e detergentes. Por ser uma substância altamente corrosiva, é crucial que seu manuseio seja realizado com cuidado e seguindo as instruções de uso adequadas. Além disso, é fundamental evitar o contato com a pele e os olhos, use luvas de borracha e óculos de proteção.
“Para desentupir o vaso sanitário com soda cáustica, é necessário diluir 100 gramas do composto em água quente e, em seguida, despejar a mistura no vaso entupido. Deixe a solução agir por algumas horas, preferencialmente durante a noite, para dissolver os resíduos. Depois disso, basta dar descarga para remover os resíduos e verificar se o entupimento foi solucionado.”, afirma o proprietário da desentupidora Martec. “Apesar disso, indicamos contratar uma desentupidora, para evitar qualquer tipo de acidente ou dano”, completa.
De acordo com ele, o uso frequente da soda cáustica danifica as tubulações, causando corrosão e diminuindo a vida útil do sistema. Por isso, considere outras alternativas de desentupimento, como o uso de desentupidores manuais ou produtos específicos como o Diabo Verde.
Apesar de se tratar de um produto eficaz para desentupir o vaso sanitário devido às suas propriedades alcalinas e dissolventes, tenha cuidado ao manuseá-lo. Use com moderação, a fim de evitar danos e garantir a segurança durante o processo de desentupimento.
Por que não usar a soda cáustica para desentupir vaso sanitário?
Trata-se de uma substância química altamente alcalina usada para limpeza e desentupimento de canos. Contudo, seu uso para desentupir o vaso sanitário não é recomendado devido a uma série de razões físicas e químicas.
Em primeiro lugar, a soda cáustica traz quebras nas tubulações devido à sua natureza altamente corrosiva. Quando é despejada no vaso sanitário, entorta as paredes internas do encanamento, levando a vazamentos (trazendo muitos gastos além de um simples desentupimento, sendo necessária uma reforma hidráulica).
Esse componente produz uma reação exotérmica quando misturada com água. Isso significa que a mistura de soda cáustica e água gera grande quantidade de calor, levando a uma ruptura da tubulação por causa da pressão interna.
Também causa queimaduras químicas graves na pele e nos olhos. O uso impróprio causa lesões graves, especialmente se não forem tomadas as medidas de segurança necessárias, como usar luvas e óculos de proteção.
Essa não é uma solução eficaz para todos os tipos de entupimento. Em muitos casos, o problema é causado por objetos sólidos presos na tubulação, como toalhas de papel ou brinquedos infantis, que não serão dissolvidos pelo produto químico. Somente um especialista poderá dizer.
Embora possa ser eficaz para limpar canos em algumas situações, não é uma opção segura ou confiável para desentupir o vaso sanitário. Em vez disso, recomenda-se o uso de métodos mais seguros e eficazes, como o uso de desentupidores manuais ou o uso de produtos específicos para desentupimento de vasos sanitários.
Como usar soda cáustica para desentupir vaso sanitário?
Apesar de não ser recomendado, muitas pessoas ainda a usam no encanamento. No entanto, entenda que se trata de uma substância química altamente corrosiva e tóxica.
Utilize luvas de borracha e óculos de proteção ao manuseá-la. Siga as instruções de uso na embalagem e dilua a quantidade adequada de soda cáustica em água quente, cerca de 100 gramas.
Despeje a mistura no interior do vaso e deixe agir por algumas horas, preferencialmente durante a noite. Em seguida, dê descarga para remover os resíduos dissolvidos pela soda cáustica.
Se o entupimento persistir após seu uso, use outros métodos, como o desentupidor manual. Outra alternativa é contratar uma desentupidora, que tem os devidos equipamentos para não causar danos em sua obra.
Este componente alcalino deve ser armazenado em local seguro, fora do alcance de crianças e animais de estimação. Em caso de contato com a pele ou olhos, lave imediatamente com água em abundância e procure atendimento médico.
Se você optar por esse componente para desentupir o vaso sanitário, faça-o de forma segura e responsável. Siga todas as instruções de uso na embalagem. Utilize os equipamentos de proteção necessários.
Outras formas de realizar o desentupimento sem causar danos na tubulação
Existem várias formas de desentupir o vaso sanitário sem utilizar soda cáustica e que você pode testar em sua casa.. Algumas opções são:
Desentupidor manual: objeto com formato de copo colocado sobre o orifício do vaso sanitário. Em seguida, pressionado e puxado repetidamente para criar uma pressão que empurra ou puxa os resíduos.
Produtos específicos para desentupir vasos sanitários: o Diabo Verde e outros produtos químicos que são menos agressivos do que a soda cáustica. São compostos por uma mistura de substâncias que podem ser ministradas sem o auxílio de um especialista.
Água quente e detergente: adicione uma pequena quantidade de detergente na água quente, será primordial para reduzir a aderência dos resíduos nas paredes do encanamento.
Fio de arame: um fio de arame é um dos mais indicados, especialmente se o entupimento for causado por um objeto sólido em vez de fezes, por exemplo. Dobre a ponta do fio em forma de gancho e insira na tubulação para retirar o objeto.
Como você pode ver, existem várias opções de desentupimento de vaso sanitário mais seguras e eficazes do que o uso de soda cáustica.
Portanto, escolha a opção adequada para o tipo de entupimento e siga as instruções de uso para evitar danos e riscos à saúde.
Em caso de dúvidas ou dificuldades para desentupir o vaso sanitário, busque o auxílio de um encanador!