Ter segurança no espaço de trabalho é um direito de todos, e isso inclui os eletricistas. Enquanto a segurança deve ser garantida pela empresa ou empregador, também existem dicas para evitar situações de perigo nessa profissão tão importante. Afinal, enquanto ela é de extrema importância para todos, também é uma área que requer muita atenção e cuidado, já que eletricidade é algo extremamente perigoso de se lidar.
Portanto, saber algumas dicas básicas de segurança para eletricistas é algo que todos nessa área ou que pensam seguir essa carreira precisam ter em mente. Com um serviço que lida com eletricidade a todo momento, quais os principais riscos e como evitar eles? Confira abaixo a resposta para isso.
Quais são os principais riscos para o eletricista?
Existem diversos riscos dentro dessa profissão, mas uma grande parte dos acidentes é causado por conta da atitude e falta de cuidado de muitos profissionais. Por isso, para ser um eletricista eficiente, confiável e assegurado de seu trabalho, é preciso sempre manter em mente essas dicas para nunca lidar com situações de risco desnecessárias.
Os principais riscos para os eletricistas podem ser queimaduras, choques elétricos ou arcos elétricos e também o grande risco ergonômico. Os choques podem variar entre seu poder e são comuns no dia-a-dia de quem é um eletricista, porém choques de alta voltagem podem vir até causar óbito. Por isso, é importante sempre usar o melhor tipo de equipamento durante os procedimentos.
Já o arco de eletricidade é quando uma corrente elétrica é transmitida pelo ar e pode ser tão séria quanto os choques normais, podendo até mesmo causar incêndios.
As queimaduras podem ser causadas pelos choques e arcos elétricos, podendo ser até de terceiro grau, tudo dependendo da voltagem do item. O risco ergonômico é sobre o trabalho em posições desconfortáveis, levando o corpo do eletricista a doer e até mesmo desenvolver diversos problemas com dores nas costas ou pernas.
Dicas para se manter seguro durante o trabalho
Sabendo que existem tantos riscos para se manter alerta nesse tipo de trabalho, podemos afirmar que essas dicas são extremamente essenciais para manter sua segurança e também a segurança de seu cliente.
Trabalhar como eletricista pode não ser algo fácil e é preciso saber lidar com situações de alto risco e pequenos choques de vez em quando. Mas para saber evitar situações com grandes choques, confira as cinco dicas a seguir.
Usar equipamentos de segurança
Sempre use seu equipamento de segurança ao realizar um serviço, não importa onde quer que seja. Ou seja, você precisa sempre ter em mãos os seguintes itens:
- Capacete de segurança;
- Óculos de proteção;
- Luvas de segurança;
- Calçados de segurança;
- Cintos de segurança;
- Manga isolante de borracha;
- Capa protetora.
Graças a esses itens, é possível se proteger de cargas elétricas de alta voltagem e garantir sua segurança em qualquer situação. As luvas de segurança são a parte mais importante dessa vestimenta, já que suas mãos sempre estarão em contato com fios.
Seguir os parâmetros da NR 10
Os parâmetros da NR 10 determina algumas orientações para que o profissional eletricista possa trabalhar com saúde e segurança. Entre estes, podemos mencionar que é preciso que o profissional tenha todos seus documentos em dia para que você possa comprovar sua qualificação em caso de qualquer problema, assim a empresa empregando você pode arcar com as consequências, por lei.
Conheça bem o equipamento que está usando
Saiba sempre qual o tipo de equipamento você usa, todos tipos de chaves, o tipo de sua vestimenta de segurança e sempre invista em equipamento de qualidade e de última linha, evitando assim qualquer situação indesejável. No caso de eletricistas dentro de empresas, é possível fazer um pedido de equipamentos melhores, caso haja algum em mal estado.
Verifique se a tensão do equipamento é compatível com a tensão da tomada
Errar a tensão de seu equipamento com a tensão da tomada é algo que pode ser perigoso, o equipamento pode queimar ou até mesmo sobrecarregar e causar um incêndio ou explosão. Por isso, sempre confira os números de cada um antes de conectar um ao outro. Em caso da tomada ser de um cliente, sempre pergunte as informações corretas para ele.
Siga o projeto corretamente
Siga o projeto corretamente do início ao fim, sem desviar daquilo planejado pelo seu empregador ou cliente. Seja um projeto muito complicado ou não, é preciso manter-se alerta de todas especificações para que não haja nenhum erro na hora de realizar as atividades.
Um projeto deve ser bem pensado e construído pensando no eletricista para que ele possa realizar suas atividades sem dúvidas, já que, no momento da realização de seu serviço, é quase impossível deixar o local sem sua presença para conferir detalhes. Portanto, cabe ao empregador ou cliente deixar o projeto feito com clareza para que ele seja seguido corretamente.