Hoje em dia a concorrência para quase todos os segmentos é muito grande. Diante disso, é necessário criar estratégias eficazes para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.
Quando falamos da área de saúde, especialmente de laboratório de análises clínicas, é necessário fazer uma abordagem diferente, a fim de conseguir atrair mais clientes.
Manter sua lista de pacientes atuais e atrair novos pacientes não é uma tarefa fácil e requer muito esforço, tempo e, muitas vezes, um investimento financeiro. Existem várias técnicas de marketing estabelecidas e programas de referência que podem ajudá-lo nessa tarefa, mas também existem várias outras maneiras que podem ajudá-lo a expandir sua prática.
Para te ajudar com o seu objetivo de atrair mais clientes ao seu laboratório, preparamos algumas dicas e estratégias que vão te ajudar nesse sentido.
Mantenha um bom relacionamento com os clientes existentes
Embora o seu foco atual seja atrair novos clientes, é muito importante manter um bom relacionamento com os pacientes que já são clientes do seu laboratório.
Até porque, com base nos serviços e na assistência que você oferece aos clientes antigos, esses clientes podem falar bem ou mal dos seus serviços e isso pode atrair ou até mesmo espantar novos clientes.
A estratégia de marketing mais antiga é a publicidade boca a boca. Apesar de ser antiga, principalmente na área de saúde, essa é a estratégia mais eficaz.
Um paciente feliz com o atendimento e tratamento recebido em seu laboratório compartilhará sua experiência positiva com a família, amigos e colegas.
Divulgue nas redes sociais
Apesar da divulgação boca a boca ser uma estratégia altamente eficaz, você não deve se contentar apenas com isso. A rede social também é uma ferramenta muito útil para atrair novos clientes para o seu negócio.
Se você manter as redes sociais do seu laboratório ativas, e realizar postagens com dicas úteis, os seus pacientes podem compartilhar com outros essas informações, aumentando assim a visibilidade do seu laboratório.
Além disso, as avaliações positivas do seu negócio nas redes sociais podem ser muito atrativas para novos clientes. Mas para receber avaliações assim você precisa oferecer um serviço de alta qualidade. Veja como fazer isso no próximo tópico
Foque na qualidade dos serviços
Oferecer serviços de qualidade é a principal estratégia para reter clientes e conseguir novos. Preste atenção a como é realizado o atendimento no seu laboratório e se empenhem em melhorar no que for necessário.
Outro fator importante é a aparência geral de sua prática. Certifique-se de que está administrando um local limpo e acolhedor que atrairá os clientes assim que eles entrarem.
Todos os seus funcionários devem ser amigáveis e prestativos para deixar uma boa impressão do local.
Lembre-se que se você realizar um serviço de qualidade, é provável que o cliente fale disso para alguns amigos, mas se a qualidade do serviço for ruim ele falará disso para o dobro de pessoas.
Use novas tecnologias
Quer você goste ou não, com certeza concorda que a tecnologia faz parte das nossas vidas hoje em dia e, um laboratório de análise clínicas não fica de fora dessa afirmação.
Inteligência artificial, softwares de gerenciamento e equipamentos modernos podem proporcionar uma experiência mais exata tanto para o laboratório, como para os clientes que contam com esses serviços.
Certifique-se de apontar para seus pacientes em potencial que a inovação faz parte de sua prática e que novas tecnologias são implementadas em cada etapa para que você possa fornecer um serviço consistente e de alta qualidade.
Tecnologia vende em todos os negócios, e saúde é um negócio que precisa aproveitar as fórmulas que funcionam em outros setores.
Se você tiver dificuldade nesse sentido, visite o sisvida.com.br para que eles possam te ajudar a implementar mais tecnologia ao seu negócio.
Conclusão
Se você quer atrair mais clientes para o seu negócio, mantenha um bom relacionamento com os seus clientes atuais e foque em um serviço de qualidade. Além disso, aproveite as ferramentas que estão disponíveis, como as redes sociais e novas tecnologias para levar mais exatidão para o seu laboratório de análises clínicas
Colocando em prática as informações deste artigo, o seu negócio vai reter os clientes atuais e atrair muitos outros clientes.