Influenciar ou ser influenciado? Eis a questão

Produzir conteúdos que influenciam decisões de consumo é uma das apostas mais rápidas e eficientes para: adquirir novos clientes, gerar valor e confiança entre sua marca e o público-alvo, além de reter clientes que já frequentes. 

Quais são as razões para que isso aconteça?

Os consumidores não estão mais à mercê de anúncios que não condizem com a realidade que vivem. Ao invés de aceitar os interesses das marcas, adotaram as mídias sociais como uma rede de opiniões, na qual podem opinar e compartilhar o que valorizam. 

É por essa razão que cada vez mais o mercado se volta para estratégias digitais que envolvem influenciadores – também conhecidos como influencers

As empresas precisam então tomar uma decisão diante das reais possibilidades do novo contexto: investir em marketing de influência para conquistar e garantir o próprio espaço no meio digital ou ser influenciado por outras marcas que estão trabalhando nisso. 

 

 Como trabalhar sua marca com influência digital?   

Considerando a necessidade crescente de buscar conhecimento aprofundado e estruturado para investir em projetos com influenciadores, é preciso entender que este cenário é extremamente dinâmico e, muitas vezes, chega a ser caótico. 

Tomar decisões e criar estratégias que tenham força suficiente para gerar compartilhamento de informações, não estão entre as tarefas mais simples de se resolver no ambiente digital. 

 

<h3>Entenda quais são as dinâmicas para trabalhar com influencers</h3>

Mesmo que os influencers digitais e produtores de conteúdo sejam remunerados, é importante saber como identificar quais são os responsáveis por atingir o público que se interessa por aquilo que sua marca oferece. 

Os usuários que estão conectados com influenciadores digitais, só acompanham tais empreendedores digitais, porque se identificam com o que é publicado. 

Ou seja, para esses seguidores, o influencer em questão gera conteúdos de alto impacto e relevantes o suficiente para interferir diretamente em suas decisões de compra. 

Uma vez que reconhecer quais são os influenciadores que podem trazer mais resultados para a sua marca, é imprescindível verificar se os escolhidos mantém um perfil honesto e se têm a capacidade de realizar campanhas compatíveis com as suas ambições dessa parceria. 

 

Quais são as consequências de não buscar ajuda profissional para investir no marketing de influência?

 

Deixar de procurar pelo digital influencer que fala com seu consumidor final, pode não trazer mais lucro ou novos clientes, bem como investir no influencer errado também pode ser um desastre irreparável para sua marca.

Ter um grande volume de pessoas engajadas, não faz com que a parceria seja interessante para o seu negócio. Inclusive, é exatamente o que difere celebridades digitais de especialistas em um campo de atuação. O que vale é o nível de engajamento e poder para gerar conversão. 

Quem divulgar sua empresa vai usar e apresentar seus produtos/serviços, por isso, escolher o perfil ideal para essa ação é vital para sua estratégia. A escolha errada pode fazer com que o nome da sua marca seja associado a uma imagem completamente diferente do que o esperado. 

Sendo assim, antes de contratar influenciadores você precisa: definir objetivos claros e mensuráveis, entender seu consumidor e explorar o meio digital. 

Depois disso, é fundamental seguir alguns passos que fazem toda diferença quando existe a intenção de trabalhar com influenciadores. 

O primeiro passo é pesquisar e estudar o influenciador que pretende ter parceria. Saiba qual perfil poderia transmitir informações sobre a sua marca com as palavras-chave que você identifica na jornada do seu consumidor, porque assim pode fazer com que a ação seja mais orgânica e natural. 

Depois, saiba que nunca deve ignorar o fator que cria engajamento entre o influencer e seu público: respeite as características dele (linguagem, visões de mundo, experiências, etc). 

Por fim, é importante reconhecer e considerar que para ter uma relação verdadeira que te ajude a subir degraus no mercado digital, você precisa tê-lo a longo prazo. Não trate nenhum influenciador como canal de mídia/divulgação. 

 

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