Dicas de como fazer o currículo ideal para busca de emprego

Seu objetivo é mostrar um resumo de sua carreira profissional e acadêmica, traçando um perfil suficientemente atraente e concreto nas mentes dos responsáveis ​​pelo processo de contratação, pois você deseja agendar uma entrevista pessoal? Confira as dicas de como fazer o currículo ideal para busca de emprego.

Dicas para fazer o currículo ideal

Além de pesquisar site de vaga de emprego e se candidatar, é preciso saber como elaborar o currículo ideal, pois ele é o primeiro contato que temos com a equipe de entrevistadores da empresa, é como se fosse o marketing do seu perfil profissional.

Verificamos diversas dicas em site de notícias, sobre como se comportar em uma entrevista, qual o perfil que o mercado está exigindo, mas como elaborar o currículo, muitas vezes, não é mencionado.

Confiram a seguir quais são as dicas para elaborar um currículo perfeito e atrair a atenção dos entrevistadores, para selecioná-lo em entrevistas:

1. Síntese e clareza no texto

Provavelmente, a pessoa responsável pelo processo de seleção precisará revisar muitos currículos para encontrar os candidatos que considera mais adequados para o cargo. Portanto, é fácil imaginar como é desesperador encontrar documentos cheios de informações desnecessárias, textos restritos, tamanhos de fonte estranhos etc.

2. Fácil de ler

Nosso currículo deve ser capaz de ser lido rapidamente, deixando depois de ler, uma imagem definida de quem somos e de onde viemos.

Normalmente, considera-se que um currículo deve ter uma estrutura clara e mostrar os pontos-chave, especialmente no que diz respeito à posição em que deseja ocupar na empresa. Se você poder evitar uma segunda página, será muito melhor.

3. Linguagem simples e frases curtas

Contemple os dados relacionados aos nomes das empresas para as quais você trabalhou, datas e posições, bem como os estudos. Tente fornecer respostas para estas perguntas: o que, onde e quando.

4. Destaque o relevante de acordo com a oferta

Em algumas profissões especialmente técnicas, assim como na área médica, os currículos tendem a ser mais complexos e abrangentes. Nesse caso, pode ser conveniente destacar as informações importantes usando letras em negrito, para que o leitor possa identificar facilmente as informações mais notáveis.

Em outros casos, evite exagero de informações, adicione somente as informações relacionadas a área que pretende atuar, como exemplo, experiências relacionadas somente a esse nicho.

5. Adicione uma carta de apresentação

Se queremos defender mais nossa candidatura, temos a possibilidade de escrever uma carta de apresentação. Nela, também devemos escrever de maneira concisa, mas podemos valorizar dados diferentes dos expostos no currículo. Ou seja, é o local ideal para conversar sobre nossas atitudes.

Repetir o que está no currículo é desnecessário.

6. Estruturado em várias categorias

Para facilitar a leitura e localização dos dados de interesse, o currículo deve ser dividido em várias categorias. No primeiro, forneceremos nossas informações pessoais, começando com nosso nome e sobrenome, bem como a fotografia. Depois, informe o endereço e contatos, objetivo, formação e experiência.

7. Escolha uma fotografia apropriada

Esta fotografia, se incluída, não deve estar muito escura e deve mostrar-nos de forma positiva e profissionalmente. Algumas pessoas preferem não incluí-lo, mas lembre-se de que é sempre mais fácil lembrar um rosto do que um nome, além de estimular a empatia.

8. Informações acadêmicas

Após os dados pessoais, criaremos outra seção chamada “formação acadêmica”, que é o local ideal para obter nossos graus acadêmicos: como ensino médio ou superior. Também é aconselhável adicionar outros tipos de conhecimento, como idiomas, automação de escritório etc.

9. Informações trabalhistas

Abriremos uma seção que podemos chamar de “Experiência Profissional”, onde capturamos as informações relacionadas a ela. Podemos introduzir a partir de práticas ou empregos profissionais, mas se tivermos muitas experiências ou várias delas de curta duração, devemos ser seletivos e colocar as que mais se aproximam da natureza do trabalho que escolhemos.

9. Últimas considerações

Não imprima mil currículos iguais para distribuir indiscriminadamente. Defina objetivos de emprego e crie vários modelos de acordo com os tipos de trabalho que você deseja se candidatar.

Seu objetivo é obter uma entrevista de emprego; portanto, cuide do design e evite erros de ortografia a todo custo.

À primeira vista, deve ser um documento que convida à leitura e, em seguida, é capaz de convencer o conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *