Sublimação em Canecas de Cerâmica

Provavelmente você já deve ter visto algum tipo de sublimação de caneca de cerâmica, pois é bastante comum nos depararmos com canecas personalizadas e com estamparias bastante versáteis.

A sublimação ocorre quando colocamos tempo, temperatura e pressão por meio de uma prensa térmica, em uma estampa impressa utilizando a tinta sublimática, que é uma tinta que reage ao calor e se fixa no produto com resina especial.

O resultado pode ser o mais variado dependendo da estampa escolhida. Atualmente as canecas sublimadas são bastante queridinhas como itens não só funcionais como também de decoração.

Tendo em vista essa versatilidade, a sublimação de canecas se torna um negócio muito atrativo e, de certa forma, o investimento não é tão alto, porém se você está adentrado nesse “universo” agora vamos te explicar como tudo funciona.

Como Sublimar Caneca de Cerâmica

A sublimação de Canecas de Cerâmica vem ganhando espaço no mercado, em especial porque são ótimos brindes e até mesmo presentes, de modo que investir na produção delas pode gerar bons lucros.

Sobretudo quando levado em consideração que o equipamento para estampar canecas não é tão caro, numa média o valor da máquina nova gira em torno de R$ 1500, porém, outra opção de obtê-la é comprando de segunda mão que pode sair em torno de R$ 800 em sites da internet.

Desse modo, antes de efetivamente falarmos sobre o passo-a-passo para sublimar caneca de cerâmica é necessário que se atente para os itens e suprimentos essenciais para colocar esse negócio para frente.

Além do mais, este artigo visa mostrar o procedimento de um modo geral: sua simplicidade, porém perceba que a simplicidade em sublimar não torna o passo-a-passo fácil, pois é necessário uma habilidade e técnica de sublimação.

Itens essenciais para sublimar canecas

  • Impressora compatível com a tinta sublimática;
  • Prensa para caneca;
  • Papel sublimático;
  • Tinta sublimática de qualidade;
  • Caneca de cerâmica resinada;
  • Fita térmica para sublimação;
  • Arte de boa qualidade;
  • Computador com programa de edição de imagem.

Com estes itens a postos, você já pode dar inicio a sua produção de sublimação de canecas.

1º Passo: Impressão

O primeiro passo no processo de sublimação – após ter todos os itens da lista acima – é imprimir a arte no papel sublimático de forma espelhada utilizando a impressora com tinta sublimática (que reage ao calor e irá aderir a caneca).

Vale frisar que o arquivo com a arte deve estar em RGB, e deve ter uma ótima qualidade.

Em alguns casos, o cliente, só fala a arte que deseja, cabendo ao sublimador “montar”, nesse caso, é extremamente indispensável que tenha um computador com programa de edição de imagem para cumprir a tarefa.

2º Passo: Centralize e coloque a arte na caneca

Coloque a arte já impressa na caneca, de preferência, use a alça da caneca como referência para centralizar a arte, logo após, prenda-a na lateral com a fita térmica (essa fita não irá deixar resíduos).

3º Passo: Configure a prensa

Mesmo que as configurações possam mudar dependendo do tipo de prensa utilizado, comumente, a configuração da prensa devem girar em torno de:

  • Tempo: 180 segundos
  • Temperatura: 180 °C
  • Pressão: Média

Depois de realizada as configurações necessárias, deixe a prensa aquecer.

4º Passo: Execute a sublimação

Com a prensa aquecida, coloque a caneca e depois feche a prensa e aguarde o processo de sublimação.

5º Passo: Aguarde a sublimação concluir

Após decorridos os 180 segundo a prensa irá “avisar” que terminou, e você terá que tirar a caneca da prensa termina com bastante cuidado, pois agora passará pela pós-sublimação, onde é importante que a sublimação esfrie completamente para só assim pode utilizá-lo ou entregá-la ao cliente.

Esperamos que as informações tenham sido esclarecedoras para você entender o processo de como sublimar caneca de cerâmica, porém, antes de finalizarmos, queremos alertar para o detalhe do planejamento.

Lembre-se que, em qualquer investimento ou início de negócio, é necessário um planejamento inicial para definir todos os detalhes do projeto e conseguir prever falhas, problemas e soluções, além de se certificar da rentabilidade do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *