Quem nunca teve aquelas famosas manchas brancas nas unhas que as avós diziam que “quem tem mancha branca na unha é porque está mentindo”, que atire a primeira pedra. Pois todas as pessoas, com certeza, pelo menos uma vez na vida teve as famosas manchas brancas em suas unhas. Mas você sabe o que são essas manchas brancas?
Essas manchas podem indicar diversos tipos de problema de saúde, sejam eles graves ou não. Mas também podem não ser nada demais e estarem ali apenas para indicar pequenas alterações na estrutura da unha em questão.
Ainda assim, essas manchas recebem um nome e, se elas aparecerem com muita frequência, com certeza merecem a sua atenção, pois podem indicar algum tipo de problema de saúde que precise de tratamento, ainda que as manchas não sejam sinônimos de doenças, apenas possíveis sintomas.
E se você possui, ou conhece pessoas que possuem essas manchas brancas nas unhas e deseja saber o que são e se precisam ser tratadas, continue lendo este artigo até o final e saiba tudo que precisa a respeito das manchas brancas que aparecem nas unhas.
O que são as manchas brancas nas unhas? (leuconíquia)
As manchas brancas nas unhas recebem o nome de leuconíquia e não representam nenhum tipo de ameaça à saúde das pessoas nas quais elas aparecem. Essas manchas podem estar ali por muitos motivos diferentes, podendo ser por motivos inofensivos, ou por motivos mais sérios que precisam de atenção, mas esse só é o caso se as manchas aparecem com frequência.
Existem muitos tipos de leuconíquia, que totalizam 5. Cada uma delas é classificada de acordo com sua aparência, mas a mais comum de todas é a leuconíquia punctata, que são aqueles pequenos pontinhos brancas que se espalham pelas unhas.
Mas outra leuconíquia muito comum também é a leuconíquia estriada, que trata-se de finas e longas faixas brancas que se estendem pela unha de fora a fora, mas sem cobri-la por completo.
Os outros três tipos mais comuns de leuconíquia que existem são a leuconíquia transversal, a leuconíquia total e a leuconíquia parcial. Porém, essas três últimas são menos comuns e não aparecem com tanta frequência quanto as outras duas citadas anteriormente.
Essas manchas indicam problemas de saúde?
Nem sempre a leuconíquia indica algum tipo de problema de saúde, isso pode ser verdade apenas se elas estiverem aparecendo com muita frequência e de forma parcial ou total. Nesses casos o mais indicado é procurar um médico e fazer exames para tentar identificar o tipo de problema de saúde que pode estar causando o aparecimento das manchas.
Mas se elas não aparecerem com frequência você pode ficar totalmente despreocupado, pois podem estar aparecendo apenas para indicar que a estrutura da unha está passando por mudanças. Quando é este o caso, geralmente as manchas aparecem e desaparecem sem que você nem mesmo note, pois ficam por poucos dias ou, até mesmo, poucas horas.
O que pode causá-las?
Existem algumas coisas que podem ser as causas responsáveis pelo aparecimento das manchas brancas nas unhas. Veja agora uma lista com as possíveis causas e, no próximo tópico, aprenda como resolver este problema, caso isso seja necessário.
- Alergia: as manchas podem indicar alergia a certos tipos de esmaltes, acetonas ou a outros produtos químicos, como produtos de limpeza, por exemplo;
- Falta de nutrientes: as manchas brancas podem indicar falta de vitamina B12, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e silício. A falta destes nutrientes acontece por conta da má alimentação;
- Traumas: prender a unha na porta ou em qualquer outro compartimento com muita força pode ocasionar o aparecimento das manchas brancas, assim como qualquer outro tipo de trauma na unha;
- Remédios: antibióticos sulfonamidas podem ocasionar o aparecimento das manchas brancas;
- Tratamentos médicos: a quimioterapia pode ocasionar a leuconíquia;
- Doenças: algumas doenças também podem ser as responsáveis como a anemia, o vitiligo, tuberculose, alguma doença renal, micose ou psoríase;
- Mudanças hormonais (no caso das mulheres).
Como resolver?
Geralmente as manchas brancas desaparecem sozinhas, mas caso isso não aconteça, é importante procurar um médico para descobrir se você não possui nenhum dos problemas citados acima. Ainda assim, hidratar bem as unhas, alimentar-se bem e utilizar luvas para mexer com produtos químicos pode evitar que as manchas brancas apareçam.
Como fortalecer as unhas?
Para evitar que as manchas brancas apareçam e para manter suas unhas fortalecidas, existem algumas dicas que podem te ajudar. Veja a seguir quais são essas dicas:
- Consuma muitas proteínas e tenha uma alimentação equilibrada;
- Evite acetonas e esmaltes que sejam feitos a base de tolueno;
- Use luvas sempre que for manusear diretamente algum tipo de produto químico;
- Hidrate sempre as suas unhas com cremes hidratantes para mãos, ou com cremes próprios para unhas;
- Evite roer suas unhas e dê um tempo de 2 a 3 dias entre as esmaltações.