Devido à pandemia de coronavírus (covid-19), inúmeras empresas estão enfrentando dificuldades para se manter.
Afinal de contas, diversas pessoas estão em quarentena há meses e muitos estabelecimentos que, geralmente recebiam pessoas diariamente, hoje estão fechados ou com pouco movimento, como é o caso de restaurantes, bares, lanchonetes e similares.
Contudo, para sobreviver em meio a esta crise, muitos estabelecimentos gastronômicos estão investindo no serviço de delivery para continuar vendendo e não fechar as portas.
Por isso, no artigo de hoje separamos algumas considerações importantes e valiosas a respeito desse serviço. Veja!
O delivery
Mesmo antes da quarentena, o serviço de delivery já era bastante utilizado por nós brasileiros, principalmente por conta da popularização de aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats nos últimos anos.
Além do mais, pedir comida a domicílio já virou um hábito e como sabemos, é muito mais cômodo, prático e rápido pedir algo para comer do que ir ao mercado, comprar os ingredientes/produtos e depois ir preparar a comida.
E hoje, com a grande variedade de restaurantes que temos à disposição, é possível pedir de tudo, o clássico arroz e feijão, hambúrgueres, lanches, pizzas, saladas, carnes, doces… dá até mesmo para pedir comida peruana delivery.
Então não tem desculpa, qualquer estabelecimento gastronômico hoje em dia precisa investir no serviço de delivery como estratégia de vendas!
O atendimento e os pedidos no delivery
Basicamente, o delivery funciona da seguinte maneira: o cliente entra em contato com o estabelecimento, faz o pedido e o recebe em sua casa, simples assim.
E grande parte da população conhece o delivery por conta dos aplicativos. Porém, essa não é a única maneira de fazer um pedido.
Por exemplo, há restaurantes que utilizam WhatsApp, e-mail, chat ou o tradicional telefone. Todos esses canais podem ser utilizados para fazer pedidos delivery.
Agora uma coisa que precisa ser comum em todos eles é o profissionalismo. Ou seja, é preciso ter clareza na comunicação, é preciso ter educação e principalmente respeito com consumidores.
Tratar com grosseria ou de maneira mal educada em um atendimento delivery só fará com que o negócio perca clientes e não consiga sobreviver à crise.
Pontos importantes
- É essencial entender que delivery é delivery e restaurante é restaurante, ou seja, cada um tem sua operação e suas características. Tenha cuidado para não misturar os dois.
- Concorrência: se o seu restaurante ainda não oferece um serviço de delivery, provavelmente o seu concorrente já está fazendo isso. Então não fique para trás.
- Embalagem: precisa caprichar, tanto em relação a aparência quanto a funcionalidade (o que não significa necessariamente ser caro).
- Não fique refém de apenas um canal de vendas delivery. Busque opções e alcance mais pessoas.
- Tempo, o tempo é um fator essencial para qualquer delivery e se não for levado em consideração poderá prejudicar bastante os resultados do restaurante. Ninguém gosta de atrasos.
- O delivery precisa de organização, planejamento e uma gestão de qualidade para dar certo. Caso contrário, poderá gerar prejuízos financeiros e dores de cabeça.
Além do delivery
O delivery é uma boa alternativa para restaurantes, bares e lanchonetes continuarem vendendo em meio à pandemia de coronavírus. Contudo, qualquer dono de negócio precisa estar ciente de que essa não é a única maneira de resolver os problemas.
Nesse momento, é preciso acima de tudo, ter um olhar bastante análitico e estratégico para ver oportunidades, realizar negociações e crescer (ou sobreviver), mesmo com diversos obstáculos.
Por exemplo, o investimento em marketing digital (e não necessariamente pagando para outras pessoas fazerem o serviço – afinal, o dinheiro está “curto”), é um ótimo jeito de agir em meio à crise.
Isso porque inúmeras pessoas acessam a internet todos os dias e redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube são ótimas para atrair mais clientes para o seu negócio.
Você pode publicar vídeos, textos, imagens, Gifs, depoimentos, reviews e muito mais para atrair uma nova clientela.
Além disso, você pode usar esses canais para mostrar que o seu restaurante está seguindo as medidas de segurança e higiene, que continua com a qualidade de sempre, etc.
É fundamental mostrar aos clientes neste momento que, mesmo com todas as adversidades, o seu restaurante está preocupado e batalhando para continuar oferecendo um serviço de qualidade a eles, e a principal maneira de fazer isso hoje em dia é por meio das redes sociais.