As meias de compressão para corredores são meias elásticas, projetadas para serem usadas até o joelho – pense em meias esteróides.
Eles podem se esticar sobre o pé até o joelho ou começar no tornozelo (mais frequentemente chamado de manga). Essas meias super fortes apertam a panturrilha, comprimindo as veias na superfície da perna, junto com os músculos e artérias da perna.
Meias de compressão: uma linha do tempo
Embora eles realmente tenham se tornado um sucesso nos círculos em circulação, as meias de compressão não são novidade. Acontece que a terapia de compressão está em andamento há milhares de anos.
Aqui está uma rápida linha do tempo de compactação através dos tempos:
Terapia de compressão na era moderna
Nos próximos mil anos, a terapia de compressão foi usada de várias maneiras.
Vamos ao que interessa – vamos dar uma olhada em sua chegada ao mundo moderno.
No século 20, surgiram novos métodos de terapia de compressão: mulheres e homens alinhados para comprar meias atadas, elásticos e ataduras com adesivos.
Atualmente, a terapia de compressão é usada para tratar uma ampla variedade de condições médicas, especialmente para pessoas que enfrentam problemas de saúde específicos, incluindo:
- Diabetes
- Trombose venosa profunda
- Varizes
- Úlceras nas pernas
- Inchaço das pernas
- Problemas circulatórios
Nas últimas décadas, a terapia de compressão deu o salto do tratamento médico para o equipamento esportivo obrigatório. O equipamento de compressão agora pode ser visto tanto em atletas profissionais quanto em corredores de recreação, desde meias de compressão a faixas de braço de compressão – e tudo mais.
Entendendo o fluxo sanguíneo
Antes de entrarmos nos detalhes sujos em torno das meias de compressão, é importante ter pelo menos uma compreensão básica de como o sangue flui pelo corpo – e como essas meias mais apertadas do que o normal podem desempenhar um papel.
O coração é encarregado de bombear sangue rico em oxigênio para os músculos e membros através das artérias. Uma vez que suas células consomem o oxigênio e os nutrientes no sangue, o sangue desoxigenado e outros produtos residuais vão para as veias e são canalizados de volta para o coração.
Depois que o sangue desoxigenado retorna ao coração, é novamente oxigenado pelos pulmões – e então o processo recomeça.
Ok, ok, a ciência está muito bem – mas como isso se encaixa no seu desempenho em corrida?
Simplificando: quanto mais oxigênio suas células receberem, melhor elas funcionarão.
As meias de compressão ajudam a circular o sangue com mais eficiência pelas pernas, o que leva o sangue de volta ao coração mais rapidamente. Quanto mais rápido o sangue estiver fluindo, melhor a circulação. Quanto melhor a circulação, mais oxigênio para as células … você vê para onde estamos indo com isso.