3 Requisitos a considerar antes de criar sua loja virtual

Quais são os requisitos para criar um site de vendas online? Que medidas legais e não necessariamente legais devo seguir para poder vender produtos on-line?

Se essa é uma das perguntas que você pensa, é porque você está criando um comércio eletrônico ou porque está pensando em levar sua loja física existente para o mundo on-line.

Neste post, explicarei os 3 requisitos essenciais que todo empreendedor deve levar em consideração antes de montar uma loja on-line

Requisitos legais para configurar sua loja on-line

Provavelmente, e mais para o estado, esse é o requisito mais importante que você deve atender.

Sua loja precisa estar de acordo com as leis vigentes no momento e você precisa se adaptar a elas se as leis mudarem durante o período de sua atividade comercial.

Requisitos legais para configurar sua loja on-line

No momento, os requisitos legais para uma loja on-line e nomeá-los amplamente seriam os seguintes:

Decida seu formulário legal

Talvez seja o ponto mais lógico de todos, mas para ter uma loja on-line e criar uma empresa ou pequena empresa, você deve estar registrado no Tesouro e na Segurança Social.

Você deve decidir sobre qualquer uma das opções possíveis, como ser autônomo ou criar uma sociedade, uma cooperativa etc., dependendo de suas necessidades.

É melhor consultar este consultor fiscal, pois ele pode aconselhá-lo sobre a melhor opção, dependendo da sua situação.

Proteção de dados GDPR

A Lei de Proteção de Dados e a mais recente, o GDPR ou Regulamento Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em maio de 2018 a nível europeu, obriga todas as empresas e freelancers a cumpri-la.

Esta lei obriga todas as empresas, independentemente do tamanho, a maior privacidade e proteção dos dados dos clientes, bem como a transparência das empresas quando se trata de processar esses dados.

Para saber quais etapas você deve seguir e quais pontos precisa cumprir, a melhor opção é contratar um advogado especialista em GDPR e seguir a lista de conformidade regulamentar que a AEPD possui em seu site.

Condições e garantias de compra

Como vendedor on-line, você tem a obrigação por lei de informar seus clientes sobre determinados dados sobre a venda.

Esses dados devem ser informados inequivocamente em seu site e são:

  1. Prazo de pagamento e envio . Se o período de entrega não estiver indicado no site, ele deverá ser entregue dentro de um prazo máximo de 30 dias a partir do dia em que o contrato foi firmado.
  2. Compra com cartão : se o cliente fizer o pagamento com cartão, uma vez que não é um processo presencial, ele poderá reivindicar o pagamento e isso deverá ser devolvido pela empresa imediatamente. Se for demonstrado que realmente foi o cliente quem efetuou o pagamento, ele terá a obrigação legal de compensar a empresa, se for o caso.
  3. Direito de dissidência : coletado no art. 69 da Lei Geral de Defesa dos Consumidores e Usuários é o direito de dissidência ou renúncia do comprador. O empreendedor deve mostrar de forma clara e concisa na web a opção de demissão ou devolução com prazo máximo de 14 dias. Se o empregador não indicar, esse período será de 12 meses.
    ⚠️NOTA: lembre-se de que esta lei é aplicável na Espanha. Se o seu país for outro, é provável que esses prazos sejam diferentes.

Margem de lucro

Talvez a margem de lucro não seja um dos primeiros pontos que vem à mente quando você faz sua lista de itens necessários para vender on-line. Mas é sim.

Margem de lucro em um comércio eletrônico

Às vezes, ficamos impressionados com toda a questão legal, mas antes de fazer qualquer coisa, devemos considerar qual será nossa margem de lucro em nossa loja on-line e estudar sua viabilidade.

Lucro Bruto

Um comércio eletrônico não tem realmente as mesmas despesas que uma loja física, mas isso não significa que não possui nenhuma despesa.

O Lucro Bruto será toda a receita que a empresa nos fornecer para cada produto que vendermos. Mas esse benefício não será nosso benefício final. Isso será influenciado pelos custos externos, que veremos no próximo ponto.

Custos a considerar em uma loja online

A venda de produtos on-line com um modelo tradicional de comércio eletrônico (no qual o estoque de produtos é armazenado e tratado pela sua empresa) sempre tem uma série de custos associados aos quais destacamos:

  • Comissões sobre gateways de pagamento : PayPal 3,4%, POS virtual 0,8% aproximadamente, etc.
  • Despesas com publicidade
  • Envios e devoluções
  • Despesas de armazenamento
  • Despesas no tempo de preparação da ordem
  • Atendimento ao cliente

Embora seja verdade que existem outros modelos de comércio eletrônico, como dropshipping , nos quais os custos de armazenamento, logística e preparação de pedidos seriam eliminados.

Levando em consideração todas essas despesas associadas à loja on-line, você deve calcular uma boa margem de lucro para que seu comércio eletrônico possa ser rentável .

Portanto, e aproximadamente, você deve estimar suas margens de lucro para ver se sua loja on-line é rentável a longo prazo.

  • Se o produto tiver um preço médio entre € 50 e € 100, a margem de lucro deverá ser de pelo menos 40%
  • Se o seu produto tiver um preço alto, superior a 500 €, a margem de lucro deverá ser de pelo menos 15 a 20%.

Logística como ponto principal de vendas online

E o último requisito que você deve levar em consideração para criar uma loja on-line e não menos importante que o resto é a logística.

requisitos para iniciar um comércio eletrônico

Encontre a sua agência de correio perfeita

Você deve procurar uma boa agência de courier. Isso deve se adaptar aos seus produtos, além de ter bons prazos de entrega e oferecer preços competitivos.

Um dos melhores métodos para fazer remessas baratas é o comparador de remessas Genei, embora outras empresas possam ser melhores dependendo do seu tipo de produto.

Primeiro nacional e depois internacional

Uma das chaves para o crescimento de um comércio eletrônico é focar primeiro nos envios nacionais. Eles são mais baratos e o benefício será um pouco maior.

É por isso que recomendamos focar apenas as remessas dentro do país, onde é mais fácil se comunicar com a empresa de logística e com o cliente em caso de problema.

Mais tarde, quando a loja online estiver indo bem, você poderá começar a expandir as fronteiras.

Esses três requisitos são itens necessários para vender produtos on-line , e espero que este pequeno guia o ajude a obter sucesso com a ideia de comércio eletrônico que já está na sua cabeça para ficar.

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