Criação de sites em wordpress: por onde começar?

A criação de sites em WordPress pode ser um grande desafio, principalmente para os iniciantes. Atualmente, criar um site é indispensável para qualquer empresa, independentemente do segmento. 

 

Afinal, não são só os e-commerces que funcionam como vitrines, mas também os sites de qualquer negócio. Quando você possui uma página na internet, alcança mais clientes dependendo do produto e serviço que comercializa. 

 

Então, para que a criação de sites seja bem sucedida, os empresários devem saber por onde começar. Essa é a melhor maneira de mostrar quais são os valores, serviços e produtos de sua empresa. 

Como começar a criação de sites em WordPress?

Atualmente, ter um site é indispensável para qualquer empresário, independentemente de seu segmento. Hoje a criação de sites em WordPress se tornou mais fácil, principalmente por ser uma das principais ferramentas do mercado. 

 

Existem dicas essenciais para a criação de sites em WordPress que devem ser seguidas por todos os empresários, principalmente os iniciantes no mundo digital. Lembre-se que esses procedimentos são essenciais para qualquer página, seja site, blog ou e-commerce.

 

Afinal, a WordPress é uma das principais ferramentas de criação, além de ser completa e gratuita. Por esses aspectos, a sua popularidade é grande entre os empresários que estão iniciando na internet. 

 

Antes de mais nada, é importante que essa ferramenta esteja instalada no dispositivo, com a versão gratuita para a criação de sites em WordPress. Essa versão oferece uma grande flexibilidade aos empresários, principalmente pelo seu menor custo. 

Quais são as etapas de criação de sites em WordPress?

Primeiramente, para chegar até o resultado final, ou seja, criar um site em WordPress, os empresários devem conhecer as etapas de criação. Veja quais são os procedimentos necessários. 

 

  1. Primeiramente, os empresários devem registrar o domínio.
  2. Na sequência, é necessário entrar em contato com um provedor de hospedagem. 
  3. Quando você entrar em contato com um provedor, deve instalar o WordPress em seu dispositivo. 
  4. Por fim, os usuários devem configurar o WordPress. 

 

A última etapa é a que exige mais trabalho dos empresários, exigindo maior atenção. Afinal, é justamente na quarta etapa que toda a personalização do WordPress será realizada em sua plataforma. 

Como realizar as etapas de criação de sites em WordPress?

Agora que você conhece quais são as etapas necessárias para criação de sites em WordPress, veja mais a fundo como elas são realizadas. Lembre-se que essas práticas são essenciais para ter sucesso em seu negócio. 

1. Registro de Domínio

Primeiramente, o registro de domínio terminado em “.com.br”, custa a partir de R $40,00 ao ano. Mas se você gosta de praticidade em seu dia a dia, pode registrar o mesmo domínio da empresa que está criando um site. 

2. Provedor de Hospedagem 

Antes de mais nada, se você está criando seu site a partir da versão instalada e gratuita do WordPress, será necessário ter um plano de hospedagem. Caso não saiba qual escolher, leve em consideração contratar uma hospedagem compartilhada. 

3. Instalar o WordPress

Os usuários podem instalar o WordPress através da HostGator. Mas para que isso seja possível, é necessário utilizar o painel de controle cPanel. Todo o processo de ativação será encaminhado pelo e-mail quando o serviço for ativado. 

 

Assim que estiver no painel cPanel, ou em outro local, basta localizar o instalador do WordPress na página. Caso esteja utilizando a HostGator, basta buscar por Softaculous na área dos softwares. 

 

A WordPress é uma das primeiras ferramentas que aparecem na página. Assim que acessar pela primeira vez, passe o mouse sobre o ícone e, na sequência, clique na opção “Install”. 

4. Configurar o WordPress

Por fim, a etapa que exige mais atenção, além de ser a mais trabalhosa para os usuários, é a configuração do WordPress. Para isso, basta acessar o painel de administração da plataforma. 

 

Para acessar o painel do WordPress, é necessário informar o login e a senha criada no momento de instalação. Assim que acessar o painel pela primeira vez, será possível configurar os seguintes itens. 

 

  • Alterar o idioma para algum de seu interesse, como Português do Brasil. 
  • Instalar um novo tema diferente do que vem instalado por padrão. 
  • Incluir os elementos essenciais para a primeira página de seu site. 
  • Editar a aparência da tela inicial de seu site. 
  • Editar as seções que aparecem em destaque em seu site. 
  • Editar as áreas que estão em destaque e suas colunas. 
  • Editar as áreas de membros e equipe de seu site. 
  • Editar o formulário para entrar em contato e o endereço. 

 

Vale ressaltar que esses não são os únicos pontos que podem ser editados na ferramenta. Porém, em todas essas etapas, é fundamental seguir estratégias de criação da melhor maneira possível. 

 

Por fim, lembre-se que o seu site deve ser responsivo e rápido, principalmente para evitar que os usuários deixem o seu site no primeiro acesso. Essa é a melhor maneira de garantir resultados eficientes e alcançar o sucesso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *