O que é Mobile First

A fantástica e vasta era moderna, está cada dia mais imersa no mundo tecnológico e de realidades virtuais. 

 

As pessoas do mundo todo estão, cada vez mais, tendo a possibilidade de estar se conectando e adquirindo produtos e serviços de uma forma completamente online e sem contato físico.

 

Para o sucesso dessas transações, algumas ferramentas são desenvolvidas e lançadas no mercado tecnológico para facilitar alguns desses pontos estratégicos, como um maior destaque nos projetos digitais e no mercado de eventos, trazendo para esses setores maiores visibilidades e ferramentas. 

 

Nesse artigo, iremos discorrer acerca do mobile first. Você sabe o que é o conceito de mobile first? Abaixo, entenderemos mais desse conceito que está transformando os conteúdos disponibilizados pelas empresas no mundo online.

O projeto Mobile First e sua nova visão de mercado digital

O Mobile first é um projeto inovador, que inicia a criação de projetos voltados para a web e sites, em um primeiro momento, em dispositivos celulares, para então depois, fazer as necessárias adaptações e melhorias para o desktop e demais plataformas. 

 

Ele inverte os papéis, criando os conteúdos em cima dos práticos e mais utilizados dispositivos móveis, para depois pensar e elaborar esses mesmos conteúdos para as telas maiores e mais elaboradas. 

 

Em uma forma mais prática de se entender, ele foca no dispositivo móvel primeiro, que acaba sendo mesmo o mais utilizado pelos usuários mundialmente, para depois atender as necessidades das grandes telas, com os mesmos materiais disponibilizados nos dispositivos móveis.

 

Esse projeto foi idealizado e desenvolvido entre 2009 e 2010, por Luke Wroblewski, diretor de produto do, nada mais e nada menos, Google. Mostrando que o projeto vem sendo trabalhado por uma empresa pioneira e que, certamente, entende muito bem do assunto digital.

 

É um projeto relativamente novo que já ganhou muita relevância e virou tendência no mercado digital, mostrando que se considerar o mobile como prioridade é uma necessidade urgente do mercado tecnológico e digital. 

Antes do projeto Mobile First

Antes da maior visibilidade para o Mobile First, as empresas desenvolvem os seus sites pensando no desktop como a sua tela principal. Agora, o conteúdo é completamente adaptado para atender a demanda dos dispositivos móveis.

 

Com essa ideia em mente, as empresas que desejam olhar e investir nas estratégias virtuais, devem iniciar suas intenções e planejamentos a partir das telas menores.

 

Este conteúdo e investimento deve buscar trazer a melhor experiência possível para os usuários em quesito de extrema performance e bom uso da página, deixando o acesso ao conteúdo, fácil, prático e modernizado. 

 

Por isso, é importante buscar por empresas que valorizam esses projetos e entendem o que o consumidor final deseja obter, como os mestres da web, que são especializados no ramo de projetos que decolam e faturam alto.

Porque esse é o caminho que as estratégias de Marketing das empresas devem olhar e investir?

O Brasil, como muitos outros países do mundo, possui muitos usuários com smartphones conectados vinte e quatro horas por dia, nos sete dias da semana. A facilidade em que esses usuários acessam aos dispositivos móveis, é muito maior e mais versátil do que o acesso às grandes telas. 

 

Esses usuários podem acessar e consumir os conteúdos da tela mobile no meio do expediente de trabalho, na volta para casa, um pouco antes de dormir, em curtos períodos, que podem se tornar valiosos. 

 

Se o conteúdo ali apresentado for prático e, na dose certa, chamativo, certamente ocorreram muitas conversões com apenas um clique, em um momento específico que talvez o usuário nem estivesse pensando naquela aquisição, mas sentiu a necessidade na hora certa.

Algumas vantagens do Mobile First

Algumas das vantagens em se utilizar essa forma de destaque nas diversas plataformas digitais se dá em alguns pontos específico, que são:

Melhor ranqueamento no Google

As páginas de busca do Google são classificadas na plataforma baseadas em suas versões mobile. Resumindo, a empresa que possui um site otimizado para dispositivos móveis sai na frente e se destaca nas pesquisas.

Otimização do carregamento das páginas

Para se focar na criação de uma versão mobile, é necessário eliminar as informações irrelevantes e focar apenas em exibir o que realmente importa e é relevante para o usuário. Essa característica torna essa versão muito mais chamativa. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *