Qual é a diferença entre inteligência artificial e machine learning?

Inteligência artificial

Com a tecnologia atualmente, vemos muitos termos novos. Dessa forma, dois temas em voga são a inteligência artificial e machine learning.

Vivemos em uma era de tecnologia sem precedentes. O mundo encara o avanço da tecnologia nas últimas décadas. 

Isso se exacerbou com a onda de globalização e surgimento da internet em larga escala, nos anos 90. Ademais, toda a evolução atual é pautada pela tecnologia em, ao menos, alguma etapa do processo.

Afinal, temos temas como inteligência artificial e machine learning, que nos mostram novos mundos de oportunidades. Você está por dentro desse tema? Gostaria de saber mais detalhes sobre o assunto e a diferença entre esses conceitos? Então siga conosco!

O que pode diferir a inteligência artificial de machine learning

Desde os tempos da Revolução Industrial, momento disruptivo dos padrões que até então o mundo via, na Inglaterra, vemos como temos a modernização em pauta.

Passando por todos os degraus da sociedade, em diversos setores. Estudos costumam mostrar, além disso, que lidamos com uma quantidade absurda de inovações e informações.

Antigamente (há pouco tempo, aliás), as pessoas tinham acesso a uma quantidade de informação em 60 anos de vida. Hoje, essa mesma quantidade pode ser acessada, de diversas formas, em questão de meses ou poucos anos, tamanha a evolução nesse sentido.

Essa “Era da Informação” em que vivemos, mostra como é importante tratar esse tema, e as empresas têm trabalhado para alinhar tudo isso às suas inovações. Dessa  forma, também surgiram termos cada vez mais evidência, como a inteligência artificial e machine learning.

São termos que podem se mesclar e apresentar temas muito similares, mas é interessante saber que, no entanto, cada um deles possui uma definição específica.

A inteligência artificial é focada na criação de sistemas extremamente inteligentes. A ideia é que eles possam replicar a inteligência humana, tomando decisões, avaliando informações, reconhecendo diversas coisas e criando padrões para ações.

Já o machine learning é considerado uma subcategoria da inteligência artificial. A fim de que as máquinas possam aprender, através de um software, por exemplo, a prever resultados, identificar padrões e agir mediante determinados cenários.

Inteligência artificial e suas características

Ao falarmos de inteligência artificial, como já citamos, trata-se de formação de sistemas inteligentes, através do qual podemos simular a inteligência humana.

Dessa maneira, as máquinas possuem a autonomia e capacidade para resolução de problemas, identificar dados, gerar informações a partir deles. 

Além disso, montar padrões de reconhecimento de dados ocultos ou inéditos, para agir a partir desse momento.

Portanto, ao falarmos de inteligência artificial e machine learning, devemos passar a reconhecer suas valias e características. 

Desde que sabemos e utilizamos da inteligência artificial, ela está sempre ligada com as tendências. Não só para alguns mercados, como também para uma sociedade como um todo.

Algumas tendências que já verificamos no mundo e outras também surgem para os próximos anos, como, por exemplo:

  • Metaverso – já vemos o impacto que isso trouxe no mercado, permitindo relações digitais com realidade virtual, proporcionando experiências imersivas para seus usuários, graças ao apoio da inteligência artificial;
  • Uso de robôs inteligentes – é comum em grandes empresas e players vermos um grande dispêndio para tecnologia, adquirindo esses robôs. Eles otimizam processos produtivos e são extremamente importantes para o funcionamento de toda a cadeia.

Machine learning e suas características

Conforme informamos, a machine learning é um instrumento auxiliar para a inteligência artificial. Ele é um sistema utilizado para receber, compreender e decifrar dados. 

A partir disso, permite gerar ações específicas, sem que seja necessária a ação dos humanos para realizar algumas tarefas.

Quando tratamos de inteligência artificial e machine learning, ambos são altamente relevantes para as tendências e evoluções no mundo atual.

O uso de machine learning apresenta algumas vantagens, tais como:

  • melhoria na eficiência e gestão de processos – fluxo de informação nos negócios melhora, otimizando o serviço dos setores envolvidos em determinada entrega, o que gera maior satisfação ao cliente;
  • excelente gestão de dados – facilita o acesso a informação de maior qualidade, gerando uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Conclusão

Como vimos, desde séculos atrás, estamos em uma crescente onda de modernização. Novos produtos e serviços, novos padrões de produção, escoando e aparecendo para todos os lados do mundo.

A informação, hoje, mais do que nunca, se torna cada vez mais valiosa. Desse modo, igualmente, podemos enfrentar muitas “desinformações”, causadas pelo excesso de informação, difundido por inúmeros meios de comunicação.

Para lidar com todos esses fatores, surgem temas como a inteligência artificial e machine learning, através dos quais se torna possível atender a essas demandas. Elas ditam tendências e auxiliam na tomada de decisão das empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *