Âmbar Natural: Propriedades e Significados

O mundo mágico do âmbar nos lembra de milhões de anos atrás. Tudo começou com as enormes florestas de pinheiros do norte da Europa. Quando uma árvore era danificada, a resina que ela produzia para curar seus galhos doentes fluía para a folhagem da floresta. A partir daqui, foi levado pela chuva e transportado por rios para o Mar do Norte e o Mar Báltico.

 

Durante sua jornada, a resina endurece, preservando os insetos e plantas encontrados pelo caminho. Assim, o âmbar foi usado em jóias de âmbar no mundo todo. Quanto mais inclusões de insetos fossilizadas, maior o preço do âmbar. O âmbar do Báltico tem assim uma forte ligação com o sol e a terra, através de organismos fossilizados na sua estrutura dourada. 

Qual é a cor do âmbar natural?

Uma das propriedades mais importantes do âmbar natural é a cor. Aparece na natureza em uma ampla gama de cores. Além do popular amarelo-laranja como mel de abelha, o âmbar pode variar de uma cor esbranquiçada, a um amarelo – limão pálido ou de marrom, a quase preto (Buzău romeno). 

 

Outras cores menos comuns incluem âmbar vermelho, âmbar verde e até âmbar azul, que é raro e muito procurado. O âmbar azul é fluorescente e é encontrado na República Dominicana. 

 

Torna-se azul na luz solar natural ou qualquer outra fonte de luz, parcial ou totalmente ultravioleta. São cerca de 100 kg de âmbar azul por ano, o que o torna um bom preço.

 

Propriedades curativas do âmbar natural

As “pedras” de âmbar não são pedras semipreciosas no sentido tradicional. Eles se enquadram na categoria de pedras semipreciosas orgânicas , juntamente com pérolas, marfim e coral. 

 

O âmbar é formado a partir da aparência natural da matéria orgânica (resina, plantas, insetos), em oposição à formação da maioria dos cristais em rochas e compostos minerais. 

 

Frequentemente contém um grande número de bolhas de ar microscópicas, permitindo que flutue e seja facilmente transportada por rios ou mar. Você sabia que o âmbar flutua na água salgada? 

 

Quando a fricção é aplicada, o âmbar fica carregado negativamente e atrai partículas leves, como pedaços de palha, penugem ou folhas secas. Sua capacidade de produzir eletricidade observadores fascinados estáticos desde os tempos antigos. A propriedade magnética de uma pulseira de ambar deu origem à palavra eletricidade: o âmbar (grego, elektron ) foi usado nos primeiros experimentos sobre eletricidade.

 

O significado espiritual e as propriedades do âmbar natural são extensos, razão pela qual esta pedra semipreciosa é tão cobiçada. Algumas dessas propriedades curativas  incluem:

 

  • Equilibrando as emoções
  • Eliminando o medo
  • Dissolução da negatividade
  • Sabedoria
  • Desenvolvendo a paciência
  • Alívio de dores de cabeça
  • Limpando a mente
  • Aumento da imunidade

 

O âmbar é um purificador natural, apreciado por sua capacidade de atrair dor e decepção do corpo físico, assim como da mente e do espírito, absorvendo energias negativas e transformando-as em energia positiva.

 

Isso estimula os próprios mecanismos de cura do corpo, aumenta a vitalidade e ajuda a regenerar os tecidos. As propriedades do colar ambar para limpar e reativar os chakras, especialmente os chakras sacro e solar, também são conhecidas. 

O significado do âmbar

 O significado do âmbar remonta a vários milhares de anos. No entanto, o significado mais popular do âmbar pode ser atribuído às culturas asiáticas. O âmbar do Báltico era considerado a “alma do tigre”, uma pedra de coragem. O significado espiritual do âmbar é protetor. 

 

É oferecido aos viajantes para mantê-los seguros durante longas viagens. O âmbar também é uma excelente ferramenta para purificar o meio ambiente. Emite uma energia brilhante, quente e calmante, propícia à saúde e ao bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *