Qual é a importância da psicologia no processo de aprendizagem?

Psicologia da educação

Uma vez que entendemos a inserção da psicologia da educação no ambiente escolar, conseguimos entender sobre a importância dessa área de conhecimento no processo de aprendizagem.

É provável que muitas pessoas ainda encaram a psicologia somente com um olhar clínico. Ou seja, aquela figura do psicólogo sentado ao lado do divã.

Contudo, a psicologia da educação possibilita que o profissional esteja inserido dentro das salas de aula, nas atividades realizadas na escola e também no contato com os pais.

Em suma, o psicólogo sai das quatro paredes e participa ativamente do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, dos educadores e da família.

Quais são os principais desafios da aprendizagem escolar?

Com toda a certeza, um dos processos mais significativos na vida da criança é o início da vida escolar. Um ambiente desconhecido e com inúmeros desafios.

Afinal, existe uma ruptura com o ambiente puramente familiar, são pessoas desconhecidas, estímulos novos e muitos sentimentos diferentes para lidar.

Nesse sentido, proporcionar um ambiente acolhedor, oferecer um conteúdo compreensível para os pequenos, são desafios importantes no processo de aprendizagem escolar. Vejamos outros:

  • Compreensão dos limites de cada indivíduo;
  • Parceria escola e família;
  • Aproveitamento do conteúdo;
  • Profissionais preparados.

Todos esses pontos, destacam a importância da psicologia da educação. Percebam que não estamos lidando apenas com conteúdos de ensino, mas com pessoas e suas individualidades.

Como a psicologia da educação pode ajudar?

Em princípio, precisamos que a psicologia da educação esteja de fato inserida na escola. Ou seja, que não seja um conteúdo puramente teórico para estudo dos professores.

Em outras palavras, os profissionais envolvidos na aprendizagem escolar, necessitam de preparo e conhecimento para lidar com questões que não encontramos nos livros.

A psicologia da educação compreende o processo de desenvolvimento de forma integral. Ou seja, levando em consideração todos os fatores que facilitam ou dificultam a aprendizagem.

Por exemplo, o aluno não consegue entender o conteúdo porque está sofrendo problemas familiares. Nesse caso, não basta mudar a didática e a forma de ensinar, o educador precisa ir na raiz do problema.

Por mais que o foco do educador seja o ensino do conteúdo programado, ele também precisa entender que as emoções e o contexto que a criança está inserido influenciam no resultado final.

Em suma, a psicologia da educação possibilita que o ser humano seja visto em sua totalidade. 

Todo professor precisa de um curso de psicologia da educação?

É provável que a maioria dos professores tenha estudado de forma rápida alguma disciplina sobre a psicologia, pois, algumas instituições acrescentam esse conteúdo no currículo do curso.

Contudo, infelizmente o conteúdo é superficial e insuficiente. Ou seja, o educador não consegue absorver habilidades importantes no exercício educacional.

Nesse sentido, optar por especializações na psicologia da educação, ou pela graduação na área da psicologia é uma estratégia importante e necessária.

Atualmente, encontramos muitos profissionais sofrendo por falta de conhecimento. Ou seja, as demandas emergentes estão exigindo e eles não possuem condições de atender.

A família não sabe lidar em casa, recebe muitas cobranças da escola que também não consegue encontrar ferramentas para lidar com as dificuldades.

Em suma, não existem profissionais para intermediar esse processo e trazer soluções possíveis para trabalhar com a família e a escola.

A ausência da psicologia da educação causa problemas na aprendizagem?

Atualmente, houve um aumento significativo de crianças portadores de transtornos ou déficits. Ou seja, dificuldades que afetam a cognição, comportamento e socialização.

Nesse sentido, a falta de profissionais que possuam conhecimento na psicologia da educação, ou de psicólogos nas redes de ensino, dificulta a atuação com as crianças.

Em outras palavras, não basta receber o laudo médico e ter ciência da dificuldade. O profissional precisa conhecer com profundidade o problema e criar estratégias para driblar esse novo desafio.

Por exemplo, uma criança que possui o aspecto autista. Além das dificuldades de socialização, a fala também é tardia, e consequentemente a alfabetização demora um pouco mais.

Nesse sentido, o conhecimento da psicologia da educação, possibilitará que o profissional conheça os limites, respeite o tempo da criança e encontre formas de introduzir os conteúdos.

Conclusão

A psicologia da educação possibilita que o profissional encare o aluno de forma mais humana. Compreendo suas dificuldades e limitações.

Com toda a certeza, o conteúdo não é mais importante que o sujeito que está em constante desenvolvimento. 

Nesse sentido, busque aprimoramento e embarque neste mundo apaixonante de autoconhecimento que a psicologia da educação proporciona.

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