5 Dicas para aumentar a capacidade do seu cérebro

Memória e a concentração

Todos nós queremos aguçar nosso foco, melhorar a memória e a concentração. No entanto, quando se trata de aumentar a capacidade do cérebro, todos pensamos que são necessários alimentos especiais, suplementos dietéticos, jogos online e vários aplicativos para fazer efeito.

Porém, isso é apenas o suficiente para fazer o cérebro de alguém doer. E não acredite de fato em tudo que ouve. Porque você não precisa de vitaminas especiais, flashcards ou chapéus exclusivos para maximizar o desempenho do seu cérebro. Por isso, estas cinco dicas simples e diárias, juntamente com alguns alimentos comuns irão ajudá-lo a aumentar seu poder cerebral e de memória naturalmente.

  1. Tome um bom café da manhã

Não tente pegar um atalho pulando o café da manhã. Pois estudos associaram essa primeira refeição do dia à melhora da memória e da atenção de curto prazo. Sendo assim, alunos que tomam café da manhã têm melhor desempenho e aumento da capacidade cerebral do que aqueles que não o fazem. Então, comece a manhã com um café bem saudável. Mas não coma muito. Um café da manhã com alto teor calórico pode atrapalhar a concentração.

  1. Exercite seus músculos e fortaleça seu cérebro

O exercício faz o sangue fluir. E isso ajuda seu cérebro a obter o oxigênio e os nutrientes necessários para o melhor desempenho. Desse modo, algumas pesquisas descobriram que pessoas que andavam de bicicleta ergométrica ou caminhavam em uma esteira por 30 a 60 minutos, três vezes por semana, melhoram o fluxo sanguíneo para a área do cérebro que lida com a retenção da memória.

Além disso, após 12 semanas, eles se saíram melhor nos testes de recordação. Onde outros tipos de exercícios também podem ser úteis. Inclusive, verificou-se que ioga três vezes por semana melhora a função cerebral em adultos mais velhos.

  1. Ensine ao cérebro mais velho alguns truques novos

Apesar do hype, por si só as palavras cruzadas e os jogos online não vão aumentar a capacidade do seu cérebro. Mas ao aprender algo novo ele irá. Dessa forma, pesquisadores fizeram com que pessoas mais velhas experimentassem diferentes atividades, mas apenas aquelas que aprenderam uma nova habilidade, como o patchwork, apresentaram melhora significativa na função cerebral.

Visto isso, é possível confirmar que o cérebro é como um músculo. Onde quanto mais você usa, mais forte ele fica. Como ao encontrar um novo hobby que o excite e desafie. Portanto, pegue um instrumento musical, experimente um novo idioma ou jogue xadrez no computador para ser um campeão de memória.

  1. Não deixe de tirar sonecas diárias

Depois de todo esse trabalho cerebral duro, você merece uma soneca. E isso vai ser muito bom! Porque a soneca é uma ótima maneira de reiniciar seu cérebro cansado à tarde, recarregar-se para o resto do dia e melhorar seu humor.

Em que uma soneca de 20 minutos – geralmente chamada de cochilo – é uma ótima maneira de aprimorar as habilidades motoras e a atenção. Já uma hora a 90 minutos de cochilo ajuda a fazer novas conexões no cérebro e pode auxiliar na resolução de problemas criativos. Cochilar entre 20 e 90 minutos também pode ajudar, mas você pode se sentir tonto ao acordar.

  1. Socialize

Nem é preciso dizer que a socialização é uma parte significativa do seu tempo na vida, mas você sabia que também pode ajudar no desempenho do seu cérebro? Com base nisso, uma pesquisa descobriu que conversar com alguém, por apenas 10 minutos por dia, pode ajudar a manter seu cérebro otimizado, resultando em melhor memória e desempenho cerebral.

 Quais alimentos ajudam a aumentar a capacidade do cérebro?

  1. Seja Inteligente – Coma Peixe

Os peixes não são somente abastados em proteínas, mas também oferecem ácidos graxos ômega-3. Onde estas são gorduras saudáveis que dão um impulso ao cérebro. Assim, uma dieta com níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3 tem sido associada a menores riscos de demência e derrame, além do declínio mental mais lento. Os peixes também podem desempenhar um papel vital no aprimoramento da memória. Então, para a saúde do cérebro – e do coração – com duas porções de peixe semanalmente.

  1. Nozes e Chocolate

Nozes e sementes são boas fontes do antioxidante vitamina E. Desse modo, em alguns estudos, descobriu-se que isso reduz o declínio cognitivo com a idade. Inclusive, o chocolate amargo – além de delicioso – também possui poderosas propriedades antioxidantes. (Além de um pouco de cafeína para animar.) Portanto, você não precisa de muito – apenas um tablete por dia de nozes e chocolate amargo lhe dará o impulso que deseja.

  1. Grãos integrais e frutas

O cérebro depende do fluxo sanguíneo. Então, uma dieta rica em grãos integrais e frutas como abacate pode diminuir o colesterol ruim. Isso aumenta o fluxo sanguíneo, oferecendo uma maneira simples e saborosa de ativar as células cerebrais. Grãos integrais, como pipoca e trigo integral, também contribuem com fibras alimentares e vitamina E. E a gordura do abacate é monoinsaturada, o que ajuda no fluxo sanguíneo saudável.

  1. Mirtilos são frutos do cérebro

Pesquisas em animais mostram que os mirtilos podem ajudar a proteger o cérebro dos danos causados pelos radicais livres (que podem danificar as células do corpo) e podem reduzir os efeitos da doença de Alzheimer ou demência. E estudos também descobriram que dietas ricas em mirtilo melhoraram tanto o aprendizado quanto a função muscular de ratos idosos. Dessa forma, apenas uma xícara por dia – fresca, congelada e liofilizada – é tudo que você precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *