Entenda a diferença entre os certificados digitais A1 e A3

 

O que é certificado digital A1 e A3? 

 

Você sabia que existem dois tipos de certificados digitais? A escolha entre eles é determinante para o nível de segurança que terá e como este produto será usado no seu dia a dia. Ou seja, selecionar a opção que melhor te atenda é fundamental. 

Apesar de muitas semelhanças, a diferença entre o certificado A1 e A3 está na forma como os dados são armazenados, quem poderá acessá-los e por qual dispositivo. Ambos são ótimos recursos e a escolha deve seguir suas preferências e rotina.

Mas antes de te explicarmos o que essas siglas significam e suas particularidades, vamos te mostrar para que serve o certificado digital e por quais motivos é tão necessário atualmente. 

Dessa forma, entenderá sobre as diferenças técnicas desses produtos e como serão usados. Vamos lá?

 

O que são certificados digitais? 

 

Certificados digitais são documentos eletrônicos que identificam pessoas físicas e jurídicas no ambiente digital. É um recurso usado para validar transações, autenticar documentos, contratos e permitir que informações sejam enviadas aos órgãos capacitados de forma segura e fácil na internet.

Essas certificações estão sendo cada vez mais usadas, já que proporcionam agilidade, segurança e processos menos burocráticos para seus usuários. 

Por exemplo, o e- CNPJ possibilita a realização de consultas e atualização de cadastros dos contribuintes pela internet, dentre outros serviços, o que torna o dia a dia do empreendedor mais prático e menos custoso. Por otimizar a relação com as entidades governamentais.

Existem diversos certificados digitais, cada um com sua finalidade e diferenciais. O mercado oferece opções para pessoas físicas, como o e-CPF, outras para empresas, como NF-e e e-CPF.

Ainda tem alternativas que não substituem documentos de papel, mas que oferecem segurança interna dentro das organizações, possibilitando que apenas um funcionário tenha acesso de alguns dados ou possa realizar determinado serviço. 

 

 Vantagens dos certificados digitais

 

Esses produtos trazem diversos benefícios para seus portadores, como a praticidade no dia a dia, já que podem assinar contratos e realizar transações de forma mais rápida, sem precisar da impressão e assinatura de próprio punho. 

Em casos de empresas, por exemplo, é mais fácil fechar contrato com parceiros de outras cidades. Dado que, ao invés de imprimir os papéis, enviar para a outra pessoa, receber novamente e finalizar o processo, basta assinar virtualmente e enviar o documento por e-mail ou outra plataforma. 

A segurança é a mesma! Essas certificações são autênticas e confiáveis, então são apenas vantagens. 

Redução de custos, medida sustentável e segurança são outros benefícios que os certificados digitais oferecem a todos, tanto empresários quanto pessoas físicas.

 

Segurança: tipo A1 E A3

 

Como dissemos, a diferença entre os certificados A1 e A3 está no nível de segurança e forma de armazenamento. Veja:

 

 Tipo A1

 

Esta opção tem o nível 1 de segurança. É emitido diretamente no  computador do proprietário do certificado digital e ficará armazenado no  navegador de internet.

Um ponto positivo desse certificado é que ele pode ser usado em diversos dispositivos, como celulares, tablets e notebooks, já que estará no navegador. 

Ou seja, proporciona mais praticidade e mobilidade, por possibilitar a realização de suas transações de onde estiver.  Para deixar este tipo de certificado digital mais seguro, tem a possibilidade de colocar senhas de acesso. 

 

 Tipo A3

 

Conta com um nível de segurança a mais, o 3. É emitido em uma mídia criptográfica e portátil, ou seja, em cartões inteligentes ou tokens. Pode ser usado em qualquer computador, basta instalar os softwares necessários. 

Somente a pessoa que tiver com essa mídia criptográfica conseguirá acessar os dados e realizar as transações. Também requer uma senha de acesso que precisa ser informada toda vez que for utilizar o certificado. E caso você digite 3 vezes a sua senha errada,  a mídia será bloqueada. 

Caso isso aconteça, será preciso adquirir um novo, mas o token e o cartão podem ser reaproveitados. Um ponto a destacar é que este produto só pode ser usado em um único equipamento de cada vez. 

Isso porque o token ou cartão deve estar conectado a ele para funcionar. Sempre que for preciso usar em outra plataforma, que não seja a do primeiro acesso, deve-se conectar a mídia e realizar a configuração novamente.

 

Qual escolher? 

 

Ambas devem ser instaladas por profissionais de empresas especializadas em certificados digitais. Qual escolher? Depende! 

A melhor opção para você depende de qual certificação deseja, como é sua rotina e qual a finalidade deste produto. Leve em consideração se no dia a dia você precisa acessar os dados de diferentes computadores ou o certificado será usado sempre no mesmo equipamento, entre outros aspectos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *