Sempre que ocorre uma crise financeira, política ou social, a tendência é que haja desemprego e inflação.
Isso acontece por que os estrangeiros que investem no país, retiram seus investimentos, desaquecendo o mercado.
A consequência é a baixa demanda, o que impacta diretamente os pequenos e médios negócios.
Felizmente, algumas estratégias de marketing digital são muito eficazes em períodos de crise.
Melhores estratégias de marketing digital para momentos de crise
Existem centenas de estratégias de marketing digital, porém, algumas são eficientes apenas para alguns tipos de negócios ou situações.
Conheça abaixo sobre cada uma das melhores estratégias de marketing digital para usar na crise financeira.
Redes sociais
As redes sociais fazem parte do fenômeno da expansão digital no mundo, e no Brasil não é diferente.
Apenas no Brasil são milhões de pessoas ativas nas redes sociais todos os dias.
Redes sociais como o Pinterest, Instagram, Twitter e Facebook são as mais utilizadas, inclusive por empreendedores e empresas.
Lojas de roupas por exemplo, utilizam muito o Instagram para conseguir clientes.
De fato, usar as redes sociais para conseguir clientes é uma prática antiga e eficaz, porém, o processo pode ser demorado se você não investir tempo e dinheiro.
Conseguir engajamento e relevância é uma tarefa árdua, porém, você pode pagar para impulsionar publicações, desta forma, sua visibilidade é expandida de forma significativamente.
Existem vários tipos de estratégias para impulsionar publicações, as mais utilizadas são para:
- Conseguir curtidas;
- Conseguir comentários;
- Conseguir seguidores;
- Conseguir clientes.
Site e loja virtual
É inegável que um site ou loja virtual são fundamentais para a aquisição de clientes atualmente.
É difícil inclusive de encontrar uma empresa que não tenha um site institucional ou loja virtual.
Além de ser o endereço virtual das empresas, o site pode conter o portfólio, leque de serviços e produtos, e todas as informações de contato e localização da empresa.
Otimização do site (SEO)
A otimização de sites é sem dúvidas uma ótima estratégia, porém, ela é uma estratégia de longo prazo, ou seja, os resultados começam a surgir após alguns meses de execução deste tipo de campanha.
Visto que os resultados são cumulativos, quanto mais tempo de otimização um site tem, mais relevante e visível ele aparece nos resultados de buscas do Google e do Bing.
Mesmo sendo uma estratégia de longo prazo, empresas que investiram na otimização de sites conseguiram se sair bem durante as crises anteriores, principalmente na recessão da pandemia do novo coronavirus (covid-19).
Marketing de conteúdo
Mesmo não sendo voltado para a geração de leads, o marketing de conteúdo é muito eficiente para expandir a visibilidade das empresas.
A lógica é simples, seu público busca por algo relacionado à sua área de atuação e encontra um texto no seu site explicando tudo sobre aquele tema.
Desta forma, o usuário descobre sua marca, seus produtos e serviços, e com sorte, poderá se tornar um cliente da sua empresa.
E-mail marketing
Agora é o melhor momento para atrair aquele cliente antigo de volta, e isso é possível com estratégias de envio de e-mail marketing.
Basicamente, você envia um e-mail para cada cliente da sua empresa de uma só vez, para isso, você pode usar uma das diversas ferramentas de e-mail marketing que existem no mercado.
Uma dica valiosa é sempre usar o nome do cliente na saudação do e-mail, desta forma, você fortalece o relacionamento.
Outra estratégia é incluir no corpo do e-mail uma imagem, assim, você vai criar algo que sai da rotina, afinal, é muito difícil ver imagens em e-mails institucionais, certo?
Conclusão
Não se acomode, é possível vencer a crise e ainda ter uma alta no faturamento nos momentos de crise.
Seja mais efetivo que os seus concorrentes e mantenha ao menos uma estratégia de marketing digital sempre ativa.
O que achou deste artigo? Vai colocar alguma estratégia em prática? Espero que obtenha ótimos resultados!