Nunca se falou tanto em home office.
Cada vez mais, a possibilidade de trabalhar no conforto de casa ganha adeptos, e as empresas começam a perceber os benefícios de adotar esta prática.
Se você você começou a trabalhar neste modelo recentemente, deve ter percebido que ter um espaço reservado para o ambiente de trabalho, com uma boa iluminação, uma mesa arrumada com o computador e todas as ferramentas exigidas para o ofício, pode fazer toda diferença.
Outro fator fundamental para quem trabalha muitas horas sentado é a cadeira. O desempenho e a produtividade de uma pessoa está muito ligado ao conforto, a ergonomia e a estabilidade que este móvel pode proporcionar.
Muita gente fica em dúvida sobre qual a melhor cadeira escolher, por conta da grande quantidade de opções que o mercado oferece, por esse motivo, pelo menos dois fatores devem ser considerados na hora de realizar uma compra:
- O tempo de utilização;
- Qual é a atividade realizada pelo usuário.
Veja as melhores opções e estilos de cadeiras que podem ser encontradas no mercado.
Cadeira Recepção
Esse tipo de cadeira é recomendado para poucas horas de trabalho. São mais simples e mais baratas, e geralmente não possuem apoio para os braços.
Cadeira Secretária
Esse tipo de cadeira é projetada especialmente para quem costuma trabalhar muitas horas sentado. Diferente das cadeiras recepção, elas possuem mais opções de ajustes e apoio para os braços.
Cadeira Diretor
A cadeira diretor é muito parecida com a cadeira secretária, com o diferencial de na maioria das vezes ter o encosto mais e um design diferenciado. Criada também, pensando naquelas pessoas que ficam muitas horas sentadas.
Cadeira Presidente
A cadeira presidente é uma peça de alto padrão; é um dos modelos mais completos que podem ser encontrados no mercado. Possuem um material de alta qualidade, com vários tipos de ajustes, e é uma aliada fundamental para quem trabalha muitas horas sentado, proporcionando maior conforto e bem-estar, ele de ajudar na produtividade e na saúde.
Cadeira Gamer
As cadeiras gamer estão cada vez mais populares; são projetadas para uso intenso e bastante prolongado, especialmente pessoas que passam muitas e muitas horas jogando – daí o nome. Ela possui um design mais chamativo que as anteriores e são extremamente confortáveis.
Para ajudá-lo nesse processo, reunimos aqui as principais características que uma cadeira deve ter para ser considerado um móvel adequado e bom para cada usuário.
As principais características de uma cadeira
Considerar a ergonomia de uma cadeira é um dos primeiros e principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher uma cadeira para o seu ambiente de trabalho.
A ergonomia é basicamente a relação que existe entre a pessoa e a forma que ela executa o seu trabalho. Ela é extremamente importante, pois o principal objetivo da adoção dessas práticas e procedimentos é preservar a saúde e a integridade do profissional, independente de qual seja seu ambiente de trabalho.
No caso de trabalhos onde as pessoas precisam ficar muitas horas sentada, a ergonomia da cadeira é fundamental para evitar dores, desconfortos, e prejuízos na saúde física.
- A postura deve ser sempre confortável e a mais natural possível;
- A cadeira deve atender as necessidades da estatura do usuário e da função que ele exerce;
- A densidade da espuma deve ser 45 e 55 Kg/m3 – quanto maior a densidade maior a durabilidade do móvel;
- Ter base giratória, com no mínimo 5 pontos de apoio, com rodas ou não.
1. Encosto
O encosto deve ser articulado e ajustável à altura, para que seja adequado ao corpo de cada um. Algumas cadeira que possuem o encosto mais alterem apoio para a cabeça, o que é um diferencial muito importante já que sua postura e o melhor conforto e sustentação para a coluna é imprescindível para a manutenção da saúde.
2. Assento
O assento da cadeira deve ter as dimensões adequadas para acomodar inteiramente as coxas e nádegas do usuário, deixando só as dobras do joelho para fora. As bordas do assento também devem ser arredondadas para não prejudicar a circulação de sangue nas pernas e os pés precisam encostar completamente o chão, para garantir estabilidade e conforto.
3. Rodinhas
As rodinhas ou rodízios servem para facilitar o deslocamento do usuário com o mínimo de esforço. É importante observar que as rodinhas precisam sustentar o peso indicado pelo produto, além de não poder ter seu movimento dificultado pelo piso.
4. Altura e inclinação
É importante tem em mente que a cadeira deve se se adequar à altura da mesa com a qual a pessoa trabalha, então optar por cadeiras que sejam reguláveis é uma boa idéia, além disso.
5. Braços de apoio
O cotovelo deve manter um ângulo de 90 graus em relação à mesa. Esta posição, além de trazer maior conforto, evita causar cansaço nos músculos e não prejudica a coluna.
6. Material
Preze sempre por um material de qualidade para a sua cadeira, escolha também tecidos que sejam fáceis de limpar.