A bateria é uma das principais peças do aparelho móvel. Elas são fabricadas com íons de lítio. Essa tecnologia faz com que os compostos químicos transmitem íons e elétrons da placa positiva para a negativa, e vice-versa.
O funcionamento do sistema é bastante semelhante ao de uma pilha. A energia percorre os terminais positivo e negativo para levar energia ao celular.
A tecnologia foi desenvolvida em 1991. Um dos principais desafios do objeto é acrescentar mais espaço para a energia armazenada.
Para lidar com essa limitação, novas alternativas estão sendo construídas. A expectativa para os próximos anos é a bateria de micro cerâmica.
Saiba mais sobre a evolução nos últimos anos das baterias de celulares.
Bateria micro cerâmica
A composição atual utiliza gel como eletrólito. Já a nova versão aplica uma camada de cerâmica. O eletrólito não só conduz a energia entre os pólos da bateria, mas também impede o contato entre as placas.
O eletrólito sólido contém camadas de separação mais finas. Essa característica influencia diretamente na performance da bateria, que é maior e tem mais densidade.
De fato, a micro cerâmica promete revolucionar o mercado. No entanto, nenhum fabricante apostou nesse tipo de material ainda. Para se ter uma ideia, ela consegue guardar o dobro de energia das baterias tradicionais.
Baterías de estado sólido
Engana-se quem pensa que microcerâmica é a única tendência para os próximos anos. A expectativa é que até 2025, a bateria de estado sólido chegue ao mercado.
Ela tem alguns detalhes interessantes, como: placa de metal ao invés do eletrólito, tamanho mais fino e capacidade quatro vez maior do que os modelos tradicionais.
Na prática, isso quer dizer que os celulares podem ser carregados a cada dois dias, garantindo mais flexibilidade e praticidade para os usuários.
Sem dúvidas, ela será um dos grandes destaques da indústria. Porém, o investimento ainda é alto e especialistas informam que o mercado atual não tem capacidade para armazenar essa quantidade de energia com segurança.
Carregador portátil
Muita gente não sabe, mas o carregador portátil é uma ótima opção, principalmente para as pessoas que ficam muito tempo longe de casa. O funcionamento dele é bem simples. Basta fazer uma conexão com o aparelho móvel ou tablet para adquirir mais energis ao longo do dia.
A power bank é bastante semelhante aos modelos de baterias que são fabricados com íons de lítio. A principal diferença é que ela é portátil e recebe carga por meio das portas USB. O mais interessante é que existem três modelos desse carregador.
- Smartphone em case: ele é bastante polular e conhecido pela praticidade. Basta carregar o aparelho com o case;
- Bateria externa com entrada USB: pode ser conectado com vários tipos de dispositivos, como: computador, celular, notebook e trablet;
- Power bank energia solar: a última opção da lista tem bateria externa com células de recarga fotossensível. Ele tem a mesma porta USB das baterias de bolso. O aparelho pode ser utilizado não só em ambientes abertos, mas também fechados.
É fundamental deixar claro que alguns modelos de power bank também carregam em outros dispositivos, como: GPS’s, MP3 Players, tablets ecâmeras digitais.
A tecnologia tem vários modelos de design, cores e capacidades. Em apenas algumas horas, ela recarrega seu smartphone em até 10 vezes. Assim, você poderá ficar muito tempo longe de tomadas.
Vale a pena acompanhar a evolução nos últimos anos das baterias de celulares. Provavelmente, vamos ter ótimas surpresas no futuro.