O que é lesões nos ossos e articulações? Essa é uma pergunta que muitas vezes recebemos aqui no blog.
Nossos ossos e articulações são tão essenciais diariamente que ficamos surpresos com as repercussões que uma lesão ou distúrbio dos ossos e articulações pode ter.
Durante a noite, não podemos mais mexer na cama, ou gradualmente, a dor persistente nos impede de levantar ou levar nosso filho em nossos braços; nossa vida então se transforma em uma briga diária, mesmo que a lesão ou distúrbio seja temporária.
Nesses casos, aprender o máximo possível sobre nossa condição nos ajuda a tomar decisões que promovem o tratamento e a cura, e nos tornamos participantes ativos em nossa própria recuperação.
Além disso, aprender mais sobre lesões e distúrbios ósseos e articulares antes de ser pessoalmente afetado nos ajuda a preveni-los.
Assim sendo, ao longo desse artigo, você aprenderá mais sobre o que é lesões nos ossos e articulações.
O que é lesão nos ossos e articulações?
Uma lesão óssea corresponde a qualquer anormalidade que ocorra em um osso previamente normal. As lesões ósseas podem ser fraturas simples, como todas podem ter em caso de trauma, ou ser mais graves, como no caso de câncer em particular.
O tumor ósseo primário pode ser benigno e não ser particularmente perigoso ou maligno e com risco de vida. Metástases também são lesões ósseas devido à migração de células cancerígenas para os ossos.
Os distúrbios articulares se manifestam principalmente pela dor que ocorre em repouso ou em movimento. A mobilidade conjunta também pode ser limitada. Se esses problemas persistirem ou se outros sintomas, como febre, erupção cutânea ou calafrios aparecerem, médicos são necessários.
Articulações dolorosas podem esconder uma infinidade de causas. Algumas doenças orgânicas causam distúrbios articulares, assim como várias doenças autoimunes, como doenças reumáticas inflamatórias.
Na gota, uma doença metabólica, os cristais de ácido úrico se acumulam por surtos nas articulações. Para que os distúrbios articulares sejam tratados de acordo com sua causa, é importante consultar um médico sem demora.
Quais são as principais lesões nos ossos e articulações?
Artrite
A artrite é uma doença crônica, que abrange cerca de cem condições diferentes. A artrite está frequentemente associada à inflamação das articulações e tecidos adjacentes, ou seja, músculos e tendões.
A inflamação é a resposta do corpo a doenças ou traumas. Pode ser acompanhada por dor, edema, vermelhidão ou uma sensação de calor na área afetada, por exemplo, uma determinada articulação.
As várias formas de artrite e doenças relacionadas pertencem ao grupo de doenças reumáticas. As doenças reumáticas, que afetam articulações, músculos e tecidos conjuntivos, estão associadas a várias causas.
Algumas formas de artrite, muito graves, são doenças autoimunes. As doenças autoimunes são caracterizadas por uma agressão do corpo pelo seu próprio sistema imunológico.
Os mecanismos e estruturas de defesa imunológica atacam articulações, cartilagens, pele e outros órgãos, causando sua deterioração.
Osteoartrite
A osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Embora a osteoartrite afeta principalmente pessoas maduras ou mais velhas, ela também pode afetar jovens como resultado de lesões articulares repetidas ou microtrauma.
A osteoartrite é causada pela deterioração da cartilagem articular, o que leva à dor e rigidez. A cartilagem é um tecido resistente e elástico que cobre e protege as extremidades dos ossos enquanto facilita o movimento.
Quando fragmentos de cartilagem saem, as extremidades ósseas podem se esfregar umas contra as outras, causando dor, rigidez e diminuição da amplitude de movimento.
A osteoartrite afeta mais frequentemente as articulações dos joelhos, quadris, mãos, dedos, pescoço e coluna vertebral. Em geral, a osteoartrite é unilateral. Afeta, por exemplo, apenas um joelho e não ambos. No entanto, pode ser bilateral em algumas pessoas.
De fato, muitas pessoas que possuem dor na coluna, se perguntam se quem tem hérnia de disco pode fazer musculação. Essa é uma dúvida comum, mas que não pode ser respondida de ânimo leve. É preciso que um profissional avalie cada caso e determine a melhor abordagem.
Artrite reumatoide
A artrite reumatoide ou AR é uma forma comum de artrite. A AR é caracterizada pela inflamação da sinovial, a estrutura que envolve e protege a articulação e, às vezes, outros órgãos.
Os sintomas da AR incluem inchaço, dor, rigidez e diminuição da amplitude de movimento. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mesmo na primeira infância, embora apareça na maioria dos casos na casa dos vinte ou trinta anos.
Geralmente é bilateral. Por exemplo, os pulsos esquerdo e direito são afetados. A AR geralmente afeta as mãos, cotovelos, ombros, pescoço, quadris, joelhos, tornozelos e pés.
Uma dieta saudável, atividade física regular e acompanhamento com profissionais de saúde estão entre os componentes essenciais do manejo da artrite reumatoide.
As pessoas com AR devem cuidar muito bem de suas articulações, estando cientes de que várias atividades da vida comum podem causar dor e agravar a deterioração das articulações.
Bursite e tendinite
Bursite e tendinite são condições comuns referidas como reumatismo de tecidos moles. Ambas as condições são caracterizadas por dor e inflamação das estruturas e tecidos que cercam a articulação.
Uma bursite consiste em irritação ou inflamação da bursa, uma pequena bolsa localizada no ponto de junção entre um músculo ou tendão e um osso ou outro músculo ou tendão. A bursa é usada para facilitar o movimento entre as duas estruturas.
A tendinite consiste em irritação ou inflamação de um tendão, um cordão feito de fibras robustas que conectam um músculo a um osso.
Bursite e tendinite causam dor nas estruturas próximas à articulação e podem ser confundidas com artrite.
Osteoporose
A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea e deterioração do tecido ósseo, o que torna os ossos mais finos e frágeis. O risco de fratura é aumentado, especialmente nos quadris, coluna e punhos. Nesse caso, o melhor é procurar um ortopedista especialista em mão.
Nas pessoas mais gravemente afetadas, as fraturas podem ocorrer como resultado dos gestos mais simples, por exemplo, inclinar-se para a frente ou levantar um objeto pesado.
Em muitos casos, não está associado a nenhum sintoma aparente antes que ocorra uma fratura. O teste mais decisivo para o diagnóstico de osteoporose é a avaliação do conteúdo mineral do osso.
As mulheres são mais propensas a desenvolver a doença à medida que envelhecem, já que seus ossos têm uma densidade 20 a 30% menor do que a dos homens.
Em mulheres na pós-menopausa, níveis mais baixos de estrogênio são um dos principais fatores associados ao aparecimento da osteoporose.
Tumores ósseos
Um tumor consiste em uma massa de tecido composta por células com diferenciação anormal e cujo desenvolvimento é incontrolável. Os tumores podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos).
Eles podem crescer em qualquer lugar do corpo, inclusive na superfície ou dentro de ossos e articulações. Nem todos os tumores ósseos são cancerígenos. A maioria dos tumores ósseos são, na verdade, metástases de tumores cancerígenos que afetam outras partes do corpo. É raro que o câncer ataque os ossos primeiro.
O sintoma mais comum do câncer ósseo é a dor. No início, a dor geralmente é leve, mas aumenta de intensidade à medida que a doença progride.
O tratamento do câncer ósseo inclui cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A abordagem terapêutica depende do volume, local e extensão do tecido canceroso (tecido ósseo e, se aplicável, tecidos adjacentes).
Escoliose
A escoliose é uma deformação permanente da coluna vertebral.
Esse desvio da coluna vertebral está relacionado a uma rotação das vértebras em relação umas às outras. Em caso de escoliose, a coluna vertebral tem uma torção e suas curvaturas naturais são modificadas. Esta doença causa gibosidade (deformação da parte superior das costas em forma de inchaço).
De fato, existem tipos de escoliose e é importante conhecer cada condição para determinar o melhor tratamento.