Saiba como otimizar processos no seu laboratório de análises clínicas

Serviços de laboratório são extremamente importantes para ajudar a descartar ou identificar possíveis doenças. Por esse motivo, proprietários e gestores desse tipo de negócio investem em soluções para otimizar processos, como em um sistema para laboratório de análises clínicas, por exemplo. 

 

Vale destacar que os fluxos de trabalho operacionais por trás desse tipo de negócio costumam ser frequentemente negligenciados, o que pode gerar muitos problemas. 

 

Essas ineficiências inadvertidas podem limitar a produtividade da equipe e arriscar as margens de lucro em que a prática se baseia.

 

Dito isso, neste artigo, citaremos algumas dicas importantes que você deve considerar para obter uma melhor otimização de processos no seu laboratório. Confira a seguir! 

 

Dicas para otimizar processos no laboratório

Aqui estão algumas dicas importantes sobre otimização de processos em laboratórios. 

 

1. Crie padrões de cuidado para testes

Comece padronizando quais testes são normalmente incluídos em diferentes tipos de casos. Isso pode variar por médico de acordo com a forma como eles praticam. 

 

Idealmente, no entanto, toda a equipe médica concorda quais testes e analitos compõem uma “boa” análise laboratorial para um determinado tipo de paciente. 

 

Criar – e comunicar – esse padrão de atendimento para testes de laboratório reduz as dores de cabeça da equipe e o tempo de comunicação. Afinal, a equipe sabe automaticamente quais tipos de amostra são necessários, quais testes executar ou enviar e como deve ser a fatura padrão.

 

Outro bônus de criar painéis de teste padronizados é o rastreamento mais fácil da conformidade do cliente. Optar regularmente por testes limitados versus utilizar testes padronizados “normais” pode ser revelador. 

Uma consideração primária pode ser o custo do cliente, seguido pela necessidade de uma nova e limitada avaliação de casos padrão ou melhor educação do cliente.

 

2. Invista em tecnologia

Um enorme desperdício de tempo no laboratório pode envolver a solicitação manual ou o faturamento de testes. Felizmente, muitos sistemas para laboratórios são projetados para integração bidirecional com equipamentos, economizando tempo de pedidos e entrada de resultados. 

 

Esses sistemas ou aplicativos podem ser projetados para relatar resultados de laboratório. Por exemplo, um aplicativo pode proporcionar monitoramento em tempo real dos resultados dos pacientes, tanto para exames laboratoriais de referência quanto para locais de atendimento. 

 

O histórico de resultados fica disponível, e os registros dos pacientes são pesquisáveis, criando um registro de trabalho de laboratório semi-completo ao alcance da equipe. Toda essa integração permite fluxos de trabalho de laboratório sem papel ou sem papel.

 

Além de simples conexões digitais, algumas plataformas de diagnóstico agora incorporam IA com aprendizado de máquina

 

O aprendizado de máquina pode identificar tipos de células e áreas de interesse nas amostras, destacando estruturas ou anomalias celulares. Isso resulta em um fluxo de trabalho digital mais rápido e padronizado. 

 

3. Mantenha uma boa comunicação

Geralmente, os serviços de laboratório exigem dois canais de comunicação separados: solicitações de laboratório recebidas e compartilhamento de resultados de laboratório.

 

Vale a pena padronizar, minimizar e automatizar os dois canais o máximo possível, pois essas ações ajudam a proteger a equipe da fadiga e evitar falhas de comunicação.

 

Com um sistema de laboratório, por exemplo, ou outro tipo de ferramenta, você pode criar formulários, que devem ser facilmente personalizados. 

 

Os formulários de envio virtual criam uma trilha digital em papel que pode ser gerenciada virtualmente, completa com etiquetas personalizadas, como “Enviado ao Laboratório de Referência”.

Os resultados em papel são volumosos e ineficientes; eles podem ser substituídos por canais dedicados em aplicativos de mensagens como Slack ou simplesmente no software para laboratório. 

 

4. Treine a sua equipe

Muitas práticas contam com uma abordagem de equipe para realizar trabalho de laboratório interno. Por esse motivo, é fundamental que todos os membros da equipe responsáveis ​​pelo trabalho de laboratório estejam à vontade com todos os testes comuns. 

 

O treinamento cruzado com suporte, regular e de atualização para testes de laboratório padrão promove a proficiência da equipe e o conforto com os procedimentos de teste. 

 

O tempo investido no treinamento contínuo da equipe será recompensado de várias maneiras: o conforto dos colaboradores no laboratório produz resultados confiáveis ​​rapidamente e reduz muito a necessidade de reexecutar os testes.

 

Conclusão

Assim como acontece em qualquer outro tipo de negócio, é fundamental otimizar processos no seu laboratório de análises clínicas para evitar problemas, aumentar a produtividade e ter melhores resultados. 

 

Neste artigo, citamos algumas dicas importantes sobre otimização de processos em laboratório que você pode considerar aplicar no seu negócio. 

 

Tenha em mente que quanto mais você investir em melhorias para o seu laboratório, melhores poderão ser os resultados obtidos. 

 

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