Quando levar o cachorro ao veterinário? Com que frequência você deve levar seu cão ao profissional especializado? Mesmo quando ele está bem, deve ser submetido a visitas e verificações periódicas que permitem notar quaisquer anomalias.
Os cães podem dar grande satisfação e serenidade, mas é preciso retribuir lhes dando a devida atenção. Além de cuidar da alimentação, passeios diários, socialização e higiene, é fundamental submetê-lo a visitas veterinárias e profilaxia vacinal.
Além das visitas periódicas, pode ser necessário ir ao veterinário também em outros horários, ou seja, quando você percebe que algo está errado e teme que o cão possa estar doente. Para obter o melhor atendimento em todos os momentos, é essencial escolher cuidadosamente os veterinários a quem recorrer.
Para ter certeza da qualidade dos serviços é preferível escolher clínicas veterinárias qualificadas, que, com os melhores equipamentos e pessoal especializado, garantem toda a assistência que você precisa. Leia conosco e saiba quando levar o cachorro ao veterinário, vamos lá!
Quando levar o cachorro ao veterinário?
Profilaxia de vacinação e verificações periódicas
Quando levar o cachorro ao veterinário? Mesmo quando está bem, o cão, assim como nós, deve ser submetido a visitas e verificações periódicas que permitam detectar quaisquer anomalias e submeter o animal a exames mais aprofundados antes que a situação se agrave ainda mais.
O animal, sem falar, não pode nos dizer se está doente ou se algo está errado. É justamente por isso que as visitas periódicas, que devem ser realizadas trimestralmente, desempenham um papel tão importante.
Os veterinários, através de uma visita geral, podem perceber se algo está errado e aconselhar o proprietário para eventuais exames aprofundados. Entre os mais comuns estão os exames de sangue, recomendados antes mesmo de iniciar a administração anual dos comprimidos contra a dirofilariose.
Uma vez por ano, geralmente em conjunto com alguma das visitas trimestrais, o cão adulto deve ser vacinado. No caso de estar prevista uma viagem ao exterior com o animal, deve ser levado ao veterinário pelo menos trinta dias antes da viagem para também realizar a vacina antirrábica.
Quando levar seu cão ao veterinário: como saber quando ele está doente?
O cão, como qualquer outro ser vivo, pode adoecer ou se sentir mal por vários motivos, por exemplo, após ingerir corpos estranhos ou substâncias venenosas. Se notarmos que ele parece mais cansado e apático do que o normal, ou que não quer comer ou beber, devemos monitorar a situação com cuidado e entrar em contato com o veterinário.
Mesmo na presença de episódios próximos de vômitos ou diarreia, especialmente se eles se repetirem várias vezes ao longo de algumas horas ou não desaparecerem sozinhos em um ou dois dias, é essencial correr ao veterinário.
Outros sinais que podem nos fazer entender que algo está errado são:
- Membranas mucosas pálidas ou brancas;
- Áreas sem pêlos do corpo;
- Crescimentos na pele;
- Epistaxe;
- Claudicação repentina;
- Dificuldade de movimento.
Na presença de um ou mais desses sintomas, é fundamental não perder tempo e contatar imediatamente seu veterinário de confiança ou, em caso de emergência, levar imediatamente o animal a uma clínica veterinária aberta 24 horas por dia.
Leve o cão ao veterinário em caso de ferimentos
Mesmo no caso de notarmos que o animal foi ferido e notarmos sinais de sangramento, devemos entrar em contato imediatamente com a clínica veterinária.
- Leia também: O melhor curso auxiliar de veterinário!
Se o animal foi atropelado, caiu de altura considerável, brigou com outro animal ou, em geral, pensa-se que também pode ter sofrido danos internos, é essencial ter cuidado ao se deslocar. Se não tiver certeza do que fazer, entre em contato com o médico que o encaminhou e siga suas instruções, evitando o pânico: esta é a melhor solução.
Última recomendação sobre quando levar o cachorro ao veterinário
Como última recomendação, podemos citar que você não somente leve-o ao veterinário, mas também ao pet shop. Muitas doenças e problemas internos em cães podem ser prevenidos com uma limpeza correta de seus pelos, aparo de unhas, entre outros cuidados que você só encontra em pet shops.
Existem clínicas completas, ou seja, aquelas que, além de oferecerem o serviço de pet shop, também possuem profissionais especializados, ou seja, veterinários. São centros completos, repletos de opções de cuidados de saúde e beleza para seu amigo de 4 patas.
Este foi o nosso guia sobre quando levar o cachorro ao veterinário. Esperamos ter ajudado você com as nossas dicas pets. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre a matéria ou cuidados com seus cães, comente abaixo que vamos respondê-lo assim que for possível. Até a próxima!